Doença matou atriz da Disney aos 15 anos é muito comum; fique alerta aos sintomas

PUBLICIDADE

O mundo dos cinemas está em luto na tarde deste domingo, faleceu uma atriz mirim de apenas 15 anos de idade, famosa por interpretar o papel principal no filme ‘Rainha de Katwe‘.

A atriz Nikita Pearl Waligwa morreu na noite deste último sábado (15), no hospital Naalya Kampala, de acordo com informações do jornal do país e do Daily Mail, após ser vítima de um tumor cerebral.

Infelizmente esse tipo de doença é muito comum nos dias de hoje e é muito perigosa, pois ela não escolhe nenhuma faixa etária ou sexo, podendo levar a pessoa a óbito em poucos meses, caso não haja o tratamento adequado no tempo certo.

O tumor cerebral nada mais é do que um crescimento anormal de células dentro do crânio, o que leva a compressão e lesão das células normais do cérebro. Eles são classificados em benignos, o menos severo deles; e os malignos, que são denominados como um câncer.

As causas dessa doença podem ser das mais variadas, uma delas é quando a pessoa tem um tumor no pulmão, por exemplo, e uma célula cai na corrente sanguínea e se instala em qualquer outra parte do organismo. O caso é tão comum no Brasil que, segundo o Instituto Nacional do Câncer, cerca de 4% das mortes do país estão relacionadas a essa doença, que pode apresentar mais de 100 tipos.

Os sintomas de um tumor cerebral podem ser muitos, mas os principais são: dor de cabeça, visão turva e embaçada, convulsões, náuseas e vômitos sem causas aparentes, falta de equilíbrio, alterações no humor e no comportamento, dormência, formigamento ou fraqueza em parte do corpo e sono excessivo. Qualquer um desses sintomas devem ser levados em consideração e um médico deve ser procurado imediatamente.