Menina de 8 anos perde a vida por velhice precoce e surpreende até os médicos

PUBLICIDADE

Um caso extremamente raro, sendo o único no mundo, surpreendeu até os médicos. A pequena Anna Sakidon, de apenas 8 anos de idade, da Ucrânia. Infelizmente a menina é a pessoa mais jovem do mundo a morrer por conta da velhice.

Mesmo com apenas oito anos, a idade biológica de seu corpo frágil era o equivalente a uma pessoa de 80 anos, segundo informações dos médicos que acompanharam o seu caso desde o nascimento.

A menina era tão querida que os médicos responsáveis pelo tratamento fizeram questão de homenageá-la relatando para a imprensa do país que ela era uma “menininha maravilhosa que lutou contra muito problemas de saúde ao longo da vida”. Anna tinha uma doença genética e rara denominada Hutchinson-Gilford progeria, que afeta uma a cada vinte milhões de pessoas no mundo, sendo 160 casos registrados até o momento.

Em 2019 ela comemorou o seu aniversário de oito anos, pesando apenas oito quilos. Segundo a imprensa da Ucrânia, ela perdeu a vida por conta de uma falência múltipla dos órgãos, que foi causada por conta do envelhecimento precoce.

“Seu corpo cresceu muito devagar e seus órgãos envelheceram rápido demais. Pacientes com este tipo de doença geralmente morrem de derrames, no caso de Anna ela chegou a ter derrames ao longo da vida, que inclusive a deixaram paraplégica, mas não foi isso que a matou”, explicou a Dra. Nadezhda Kataman, para a imprensa.

A médica explicou também que um ano de uma pessoa com progeria é equivalente de oito a dez anos de uma pessoa que não tenha esse problema, ela perdeu a vida por conta do envelhecimento de seus órgãos internos e do corpo todo.