Alerta aos pais! Bebê de oito meses perde a vida por sarampo no Rio de Janeiro

PUBLICIDADE

Uma das doenças mais mortais que se tem notícia, o sarampo, voltou a ser o terror em terras brasileiras, mesmo após ela ter sido considerada completamente erradicada . Está sendo comum ver notícias de crianças contaminadas, além dos tristes dados que confirmam a morte de algumas.

O caso mais recente aconteceu no Rio de Janeiro, em um abrigo que fica em Nova Iguaçu. Um bebê de apenas oito meses de idade morreu depois de contrair a doença. Segundo a Secretaria de Estado e Saúde, esta é a primeira vítima no estado nas últimas décadas.

Infelizmente nem só o menino foi constatado com a doenças, além dele, mais duas crianças e uma funcionária do local também tiveram sarampo, mas foram curadas, segundo informações dadas pela Secretaria.

Esse caso foi divulgado na tarde desta última sexta-feira (14) pelo secretário de Saúde, Edmar Santos. Ao todo 175 pessoas contraíram a doença no Rio de Janeiro somente esse ano. Vale ressaltar que esse é um dado alarmante, uma vez que em 2019 foram 333 casos e em todo o ano de 2018 foram apenas 20.

Esse caso serve de grande alerta aos pais, pois o número dos casos só tem aumentado, porque muitas pessoas não estão indo tomar suas doses de reforço, e para piorar, estão deixando de vacinar os seus filhos, deixando-os completamente vulneráveis à doença.

A vacina contra o sarampo só pode ser aplicada na criança quando ela completa 12 meses de vida, por isso, ela depende exclusivamente das pessoas ao seu redor estarem protegidas para não pegar a doença. Em 2019 foram registradas 15 mortes por sarampo no Brasil, sendo 14 delas somente no estado de São Paulo.