Fotos do corpo de mulher vítima de feminicídio são compartilhadas e revolta a todos

PUBLICIDADE

A imprensa no México vem sendo duramente criticada após a cobertura de um caso de feminicídio, onde uma jovem acabou tendo as fotos de seu corpo compartilhadas, deixando praticamente todo país indignado com tal postura da mídia.

A vítima tem 25 anos e foi assassinada pelo companheiro. O crime aconteceu na Cidade do México, mas todo o país já está ciente do caso. O homem confessou o crime, que logo se tornou um dos principais assuntos por lá nas redes sociais.

A polícia logo identificou e prendeu o suspeito, que tem 46 anos. Quando foi localizado, ele estava com várias manchas de sangue na roupa e diante do corpo da vítima. O crime foi no domingo, dia 9 deste mês, e não demorou muito para começarem a circular na internet as fotos da vítima, uma vez que os principais tablóides da capital mexicana divulgaram as imagens.

A Procuradoria-Geral de Justiça da Cidade do México já avisou que, ao menos seis pessoas estarão sendo investigadas pelo crime de vazamento de imagens. Os próprios internautas deram início a um movimento para que ninguém compartilhe as imagens da vítima. A dica é para que todos os usuários das redes sociais deletem imediatamente as imagens recebidas, seja pelas redes sociais ou grupos no WhatsApp.

Nos últimos 5 anos no México, os assassinatos de mulheres cresceram mais de 130%, segundo informou Alejandro Gertz, procurador-geral. Os números assustam e as autoridades avisam que estão tomando providências para reverter esta situação.

As críticas, que antes eram para a inércia das autoridades diante do problema, agora também são pela forma como a imprensa faz a cobertura destes casos.