Governo revela se brasileiros que vieram da China estão ou não com o coronavírus

PUBLICIDADE

O Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros entregou, nesta terça-feira (11), os resultados dos testes realizados.nos brasileiros repatriados de Wuhan, na China. Os exames laboratoriais revelaram que eles não estão com o coronavírus.

Os profissionais que tiveram contato com os brasileiros também foram submetidos aos exames e nenhum está infectado com o novo coronavírus, segundo informou o Ministério da Saúde.

A notícia divulgada na tarde de hoje (11) trouxe alívio para o país, que tenta evitar a entrada do vírus. Ao todo são 58 pessoas em quarentena na Base Aérea de Anápolis, a pouco mais de 50 km de Goiânia, sendo 24 profissionais e 34 repatriados.

O secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, foi questionado se existe a possibilidade desta quarentena ter o período reduzido, sendo que, a princípio, ficou definido que serão 18 dias. Gabbardo disse que o Ministério da Defesa analisará esta questão e tomar uma decisão.

Nós, do Ministério da Saúde, já nos posicionamos com relação à saúde. Mas a quarentena tem outras questões envolvidas, que são do Ministério da Defesa, mas existe a possibilidade de os profissionais de saúde que participaram da operação de busca na China terem o tempo de quarentena reduzido“, informou o secretário executivo do Ministério da Saúde.

Hoje, no Brasil, são oito casos suspeitos sendo investigados; e o governo informou que 33 casos já foram analisados e descartados. Entre os pacientes suspeitos, são três em São Paulo, outros dois no Rio de Janeiro e um em cada estado: Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.