Exclusivo! Amigo de Rose e Gugu quebra o silêncio e revela o que motivou a batalha judicial

PUBLICIDADE

A disputa pela herança de Gugu Liberato, que morreu em novembro do ano passado, parece não estar próxima de acabar.  Após ser velado e enterrado, cercado de fãs e amigos, a despedida do grande ícone da TV brasileira ganhou um novo capítulo: de um lado está Rose Miriam, que seria viúva e companheira do apresentador; do outro aparecem Dona Maria do Céu e os irmãos de Gugu.

Horas após o enterro, ocorreu a leitura do testamento, documento feito em 2011, quando Gugu deixou seu bens distribuídos da seguinte forma: 50% ficaria diretamente com os filhos e a metade restante seria dividida 75% para os filhos e 25% para cinco sobrinhos.

Rose Miriam dá entrevista e fala sobre a batalha judicial

Em uma entrevista à jornalista Mônica Bergamo, Rose Miriam disse ter entrado na Justiça pelo fato de estar junto de Gugu por 19 anos, o que resultou no nascimento de três filhos, João Augusto, Marina e Sofia. Ela alega que, inclusive, na casa de Orlando, onde o apresentador sofreu o acidente que resultou em sua morte, os dois conviviam debaixo do mesmo teto, como uma verdadeira família.

Após entrar na Justiça, Rose Miriam deixou um testamento registrado em cartório, abrindo mão de sua parte da herança, caso seja reconhecida a união estável. Ela deixa tudo para os filhos. A suposta viúva também explicou que não tem ideia do montante que está calculada a fortuna de Gugu. “Nunca fiquei perguntando. Não tinha motivo. O que sei é que o que é do pai é dos filhos. Já está tudo no nome dos filhos. Como o Gugu queria. Não quero nada para mim. É tudo deles. Eu só vou viver de usufruto para poder me manter” , disse.

Se não fosse exposta ao público por conta da briga judicial pela herança, Rose Miriam ainda estaria no posto de companheira de Gugu, já que todo o Brasil sempre acompanhou o relacionamento amoroso que os dois divulgavam em capas de revistas durante quase duas décadas.

Mas, se ela já era conhecida como “esposa” de Gugu e não travou a batalha judicial por dinheiro, qual teria sido o motivo para tamanha exposição?

Amigo revela suposto motivo de Rose Miriam lutar para ser reconhecida como esposa

De acordo com uma fonte do 1News Brasil, que é amigo de Rose e Gugu, o real motivo não seria mesmo por dinheiro. 

Rose Miriam, segundo a fonte, mantinha cumplicidade e amizade muito fortes com Gugu Liberato, tanto que ela, mesmo não sendo esposa de Gugu, nunca se relacionou com alguém publicamente, inclusive no período em que eles supostamente se separaram. A fonte informou, com exclusividade, que ela sabia que Gugu vivia um relacionamento homossexual durante anos, e teria abraçado o papel de “companheira”, simplesmente para proteger os filhos e preservar a imagem do apresentador; já que assumir um relacionamento homossexual ainda é um tabu muito grande na sociedade.

Recentemente, o jornalista Leo Dias revelou que Gugu nutria um relacionamento homoafetivo por mais de seis anos com um rapaz até então desconhecido. Segundo o jornalista, pouco antes de morrer, o casal chegou a passar alguns dias juntos, curtindo uma viagem romântica por Singapura, na Ásia, tendo inclusive tirado fotos juntos.

O jornalista ainda afirmou que o suposto companheiro, após saber da morte do apresentador, teria postado alguns registros ao lado de Gugu com a seguinte legenda: “Eternos serão nossos laços, Toninho. Descanse em paz @guguliberato #guguliberato #gugu” e “Sem palavras #guguliberato” . Toninho era a forma carinhosa como Maria do Céu, mãe de Gugu, chamava o filho.

Rose Miriam temeria que suposto namorado entrasse na briga pela herança

A fonte relatou que, diante da possibilidade de ver os filhos perderem parte da herança para o até então companheiro desconhecido, Rose Miriam teria reagido para que isso não acontece. Sua intenção seria de, unicamente, garantir que os filhos herdassem toda a fortuna que o pai construiu – conforme o desejo de Gugu Liberato.

O que diz a Lei neste caso?

Para a Justiça, o relacionamento homoafetivo de Gugu poderia ser considerado uma união estável, de acordo com a Lei 9.278 de 1996, cujo conteúdo foi confirmado pelo Código Civil de 2002, visto que o suposto namoro durou seis anos.

Na união estável, mesmo sem a formalização através de escritura pública ou contrato particular, o reconhecimento é possível quando as partes se reconheçam e ajam como companheiros, de forma pública e duradoura. Caso não haja declaração das partes, a Justiça pode aceitar provas de convivência pública e duradoura.

A existência da união estável poderia ser comprovada mediante algum documento, e também através de atos da vida civil em comum, como viagens e comemorações, por exemplo. Ou seja, até mesmo uma foto poderia colocar o suposto namorado de Gugu como herdeiro do apresentador, já que, independente de serem partes heterossexuais ou homossexuais, os direitos atribuídos aos cônjuges são exatamente os mesmos.

Se Rose queria proteger Gugu e os filhos, por que a família está contra?

Diante dos argumentos expostos, perguntamos à fonte o porquê da família estar contra o reconhecimento de Rose Miriam como esposa de Gugu, já que a médica desejaria apenas proteger os filhos do apresentador e também os sobrinhos, já que são herdeiros.


“A família nunca soube do relacionamento homoafetivo e, por ser fiel escudeira de Gugu, Rose não queria ser a pessoa responsável por expôr isso. Ela tem o objetivo de preservar os filhos de tal exposição e também preservar a imagem do apresentador, mesmo após sua morte”
, disse a fonte. 


Por que Gugu não citou o suposto companheiro no testamento, já que mantinha esse relacionamento há muito tempo? 


Resposta: “Gugu tinha muitos planos para o futuro, acho que não acreditava que morreria cedo, tanto que o testamento foi formulado há quase 10 anos sem ter feito alteração.” 


Foram feitas, ainda, mais três perguntas, que a fonte preferiu não responder:

Os filhos sabiam do suposto relacionamento? Se sim, qual era a opinião deles? 

Existe algum membro da família de Gugu que sabia do relacionamento? 

Se grande parte da família não sabia, como Gugu fazia para esconder o suposto relacionamento? 


Nossa equipe entrou em contato com o escritório Nelson Wilians & Advogados Associados, que defende Rose Miriam no processo de reconhecimento. Até o fechamento dessa matéria, o advogado responsável pelo caso não se pronunciou sobre o assunto.