Globo publica decisão histórica e põe novos âncoras no Jornal Nacional

PUBLICIDADE

A Rede Globo de Televisão tem o Jornal Nacional como o maior programa jornalístico da emissora. Vale ressaltar que, não só da Globo, o JN é considerado também o maior noticiário do Brasil. Tanto que, para muitos jornalistas televisivos, o ápice de sua carreira seria estar a frente da bancada do JN.

Contudo, uma suposta grande polêmica foi instaurada nos bastidores do jornalismo da Globo. Profissionais teriam se revoltado após uma atitude da cúpula global em relação a uma renovação que tem acontecido, envolvendo o Jornal Nacional.

A emissora mais vista do país tem escalado novos âncoras para mudarem a bancada do JN aos sábados, quando William Bonner e Renata Vasconcellos estão de folga. Restavam somente três vagas para âncoras da Globo entrarem nesse rodízio aos finais de semana.

Foi oficializado, em dezembro, que as jornalistas Jéssica Senra (TV Bahia), Aline Aguiar (Globo Minas) e o jornalista Márcio Bomfim (Globo Nordeste) iriam ocupar as vagas que restavam no rodízio. A decisão foi histórica por escalar jornalistas novatas da emissora para o JN, porém muito criticada por jornalistas veteranos da Globo.

A revolta teria acontecido porque a jornalista Aline Aguiar está na Globo há apenas quatro meses, e Jéssica Senra tem um ano e dez meses de emissora. O único que não foi tão criticado é o Márcio Bonfim, que está há 13 anos na emissora.

O fundamento dos possíveis críticos é que falta um plano de carreira para jornalistas da Globo. Na visão de muitos, havia outros que estavam a mais tempo na emissora e mereciam a vaga na bancada do Jornal Nacional.

Em uma decisão publicada, a emissora escreveu que todos os jornalistas escolhidos para a bancada do JN, aos sábados, estavam aptos para assumi-la.