OMS eleva coronavírus para ’emergência de saúde internacional’ e prepara ação mundial

PUBLICIDADE

A Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou a relevância sobre o coronavírus. Agora a organização chama a doença de “emergência de saúde internacional“. Com isso, a entidade diz que todos os países precisam de unir para que a tragédia envolvendo o vírus não vire ainda maior. Até o momento, são cerca de 170 mortos da doença.

Além da China, pelo menos 18 países já confirmaram casos da doença. Com isso, já são milhares de infectadas em todo o mundo. A OMS diz apenas que governos vão se juntar para evitar que o problema da China não se alastre para o país inteiro. 

A organização rebateu jornalista, que questionaram se a ação não seria exagerada demais, já que o vírus mata cerca de 2% das pessoas que o contraem. 

OMS revela emergência mundial sobre Coronavírus

“Devemos lembrar que são pessoas, não números. Mais importante do que a declaração de uma emergência de saúde pública são as recomendações do comitê para impedir a propagação do vírus”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus na coletiva da OMS, que traçou detalhes a respeito do vírus. 

A última vez que esse termo foi usado pela OMS foi em 2016 com o Zika Vírus. Em 2009, no entanto, a mobilização contra o H1N1 foi maior. No Brasil, existem nove casos suspeitos da doença.

https://twitter.com/unitedsillie/status/1222974010511757314

Nas redes sociais, muita gente comenta o assunto. Alguns fazem piadas com a situação, já que o Brasil vive outras epidemias de doenças maiores, como o sarampo. “Eu tenho a maioria dos sintomas do coronavirus e vamos de rezar”, brincou um internauta, como pode ser visto no Tweet publicado acima.