Saiba para que serve o exame de ultrassom a cada semana da gravidez

PUBLICIDADE

A gravidez é um momento muito especial na vida da futura mamãe e precisa ser cercado de alguns cuidados. Durante esse período, a mulher precisa realizar um bom acompanhamento médico que vai avaliar como está a saúde da mãe e também a evolução gestacional. Por isso, alguns exames são essenciais.

O ultrassom é um dos importantes exames que a gestante precisa fazer, pois ele consegue identificar se o bebê está evoluindo da maneira correta. O exame é muito tranquilo e não apresenta nenhum tipo de risco para a criança e nem para a mãe.

Através de ondas de som, imagens são criadas e mostram o feto, a placenta e o útero. Com isso, o profissional consegue informações importantes para avaliar se a gravidez está evoluindo de maneira saudável. Saiba quantos e quais os tipos de ultrassons são recomendados na gestação.

Da 5ª  a 8ª  semana

No começo da gravidez, o médico pede um ultrassom transvaginal para conseguir calcular com maior precisão a idade gestacional e fazer a estimativa da data do parto. Além disso, ele consegue ver o saco gestacional e o embrião.

Da 12ª  a 15ª  semana

Nessa fase é realizado o ultrassom de translucência nucal. O exame avalia riscos de algum tipo de malformação genética. Também é utilizado para fazer o acompanhamento da evolução do bebê.

Da 20ª  a 23ª  semana

Já nessa etapa da gravidez, a mulher faz o ultrassom morfológico para verificar se o bebezinho está evoluindo normalmente e acompanhar como está a estrutura.

Da 28ª  a 32ª  semana

Nesse período o médico costuma pedir outra ultrassonografia. Nessa etapa o exame serve para avaliar o crescimento do bebê. Geralmente, dá para conseguir saber o sexo da criança entre 15ª e 16ª semana gestacional. Contudo, alguns fatores podem influenciar no diagnóstico, entre eles a posição do bebê, a experiência do profissional e a qualidade do aparelho usado.