Adenocarcinoma: conheça o perigoso e mortal câncer de Ana Maria Braga

PUBLICIDADE

A apresentadora Ana Maria Braga emocionou o país ao, nesta segunda-feira, 27 de janeiro, comunicar que está com um câncer no pulmão. O câncer, segundo a comunicadora, é chamado adenocarcinoma. Especialistas foram ouvidos pelo site Correio e deram informações a respeito do tipo de problema que vive a contratada da TV Globo. O problema é sério, mortal e perigoso, mas tem tratamento e pode ser evitado. 

A apresentadora Ana Maria Braga tem sido criticada por parte do público por manter o vício em cigarro, apesar de em entrevistas confirmar que tenta se livrar do problema. No entanto, segundo médicos, esse tipo de câncer não é exclusividade dos fumantes. 

Em entrevista, a oncologista Patrícia Werlang Schorn,contou que o câncer conhecido como adenocarcinoma é o que o formado pelas “não pequenas células” e serve como uma classificação específica para tratamento. No caso de Ana, ela não vai poder operar o problema, nem mesmo passar por radioterapia. 

Já se sabe que a apresentadora Ana Maria Braga está em tratamento de quimioterapia. A primeira sessão teria sido feita no dia 24 de janeiro, data do casamento da filha de Ana, conforme ela mesmo revelou na televisão. Apesar do câncer de Ana ser  mortal, existe hoje uma expectativa alta de vida aos pacientes, após o diagnóstico do problema. 

A médica Patrícia, sem falar especificamente do quadro de Ana, abordou o  tema no geral. “Conhecemos melhor a doença e tratamos de uma forma mais específica. O prognóstico do câncer de pulmão mudou muito para melhor em virtude da tecnologia disponível, o que permite a seleção adequada do tratamento”, explicou ela.