Detalhes do câncer de pulmão de Ana Maria Braga são revelados; ‘mais mortal’

PUBLICIDADE

A apresentadora Ana Maria Braga pegou o Brasil de surpresa ao anunciar, na manhã desta segunda-feira (27), que está com câncer de pulmão. O anúncio feito durante o programa Mais Você, da Rede Globo, rapidamente virou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais.

Ana Maria Braga vai enfrentar mais uma vez a doença. Ela revelou que o câncer é agressivo e que ela não pode operar nem fazer radioterapia. O tratamento, que já foi iniciado, é de quimioterapia.

Os detalhes da doença que Ana Maria Braga enfrenta são fortes. O câncer de pulmão é o mais frequente em todo o mundo e é considerado o mais mortal de todos os tipos da doença.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pulmão é mais frequente em homens e mulheres em todo o Brasil, ficando atrás somente do câncer de pele não melonoma.

Os dados do Inca mostram que em 85% dos casos, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados do tabaco. Ana Maria Braga é fumante. Ela já tentou abandonar o vício por muitos anos, mas nunca conseguiu.

Um percentual pequeno das pessoas diagnosticadas com a doença desenvolveram o câncer de pulmão devido à mutações genéticas, tabagismo passivo e inalação prolongada de agentes químicos. A melhor dica para qualquer pessoa que fume é parar de fumar imediatamente. Para quem não fume, se manter longe do cigarro é o ideal.

Como qualquer tipo de câncer, a descoberta em estágios iniciais facilita o tratamento e até mesmo a cirurgia pode ser realizada. Em outros casos, combinação de radio com quimioterapia pode ser a solução. Ana Maria Braga está sendo submetida à quimioterapia.