Cidade mineira é varrida do mapa pelas chuvas e população se desespera: ‘Virou praça de guerra’

PUBLICIDADE

Fortes chuvas afetaram o estado de Minas Gerias nos últimas dias, deixando rastros de destruição. Além de mortes, muitas perdas materiais foram apuradas. Uma das regiões mais afetadas é a Zona da Mata Mineira, e dentre os municípios mais castigados, está Espera Feliz.

O rio que corta a cidade, cuja população beira os 22 mil segundo o IBGE, transbordou, e a rapidez com que a água se moveu ao sair da calha varreu tudo o que havia pela frente. Atordoados, os locais vêm dizendo que a paisagem se transformou, estando agora semelhante a uma “praça de guerra”.

Isso foi o que diz um morador de Espera Feliz, identificado como Vitor Toledo. Em entrevista para a mídia mineira BHAZ, disse especulou que aproximadamente 80% da cidade foi destruída. Ainda pelo seu relato, as autoridades municipais e estaduais sequer tiveram condições de avaliar os danos reais após a tragédia.

Quem esteve na região neste domingo (26) foi o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo-MG). Ele sobrevoou a cidade de helicóptero e viu de perto todos os estragos decorrentes das chuvas que castigaram o estado. Até o momento, dois moradores seguem desaparecidos.

Espera Feliz é um forte produtor de café, e o temor está no rastro de destruição deixado pelas enchentes, que certamente irão atingir a economia da cidade. Como os danos ainda não foram avalizados, a população segue apreensiva sobre o futuro.

 “As plantações, os comércios, tudo ficou destruído com a chuva. O Centro da cidade foi tomado. Já falta água, comida, medicamentos. Não sabemos o que vai ser tanto de Espera Feliz, como dos municípios vizinho”, ressaltou Vitor.