Chuvas fortes no Espírito Santo causam mortes e deixa milhares de pessoas desabrigadas

PUBLICIDADE

O estado do Espírito Santo está praticamente debaixo d’água depois de dias consecutivos de chuva em algumas regiões do estado. Um dos piores trechos ficam ao redor do rio que corta a cidade de Castelo, na região sul.

O rio em questão subiu cerca de 9 metros inundando a cidade na noite desta última sexta-feira (24) e na manhã deste sábado (25). De acordo com informações divulgadas pela Defesa Civil da cidade, muitas residências foram alagadas e mais de 100 pessoas estariam ilhadas.

O Corpo de Bombeiros está de prontidão para fazer o resgate de forma aérea dessas pessoas, mas uma notícia boa pode mudar a situação, pois o nível do rio começou a baixar na manhã deste sábado. É pedido para que essas pessoas não se arrisquem pelas águas e esperem o resgate.

Perto das 22 horas desta última sexta-feira, carros de som estavam alertando os moradores da cidade para que elas ficassem em estado de alerta, devido aos riscos de inundação. Carros da polícia passaram com o giroflex acionado e os sinos das igrejas também soaram para alertar a população.

As fortes chuvas no estado do Espírito Santo acontecem há cerca de uma semana, atingindo diversos municípios do sul. O evento climático causou destruição e mortes. Mais de 3,3 mil moradores ainda estão fora de casa e precisam muito de doações, pois perderam quase tudo o que tinham.

Além desses desabrigados, foi confirmada a morte de sete pessoas, sendo que uma delas está desaparecida. Quinze comunidades ainda estão isoladas nesta região, tanto que o governo federal decretou estado de calamidade pública em quatro municípios: Iconha, Vargem Alta, Alfredo Chaves e Rio Novo do Sul.