Coronavírus é confirmado nos Estados Unidos, e Brasil entra em alerta; vários países já foram afetados

PUBLICIDADE

Nesta sexta-feira (24), os Estados Unidos confirmaram o segundo caso de coronavírus chinês, o que deixou o país em alerta. Desta vez uma mulher de 60 anos apresentou os sintomas, ela mora em Chicago e esteve em Wuhan, na China.

A mulher foi hospitalizada em um local isolado para evitar o contágio e segue em observação por tempo indeterminado, de acordo com a diretora de saúde pública de Chicago.

O primeiro caso de coronavírus nos Estados Unidos foi confirmado nesta última segunda-feira, dia 21 e aconteceu em Washington. Essa pessoa também esteve em Wuhan, na China.

O que preocupa também é que 50 outras pessoas estão sendo investigadas e pode ser que os Estados Unidos tenha um número muito maior de contagiados.

O Japão também já confirmou o segundo caso de coronavírus, desta vez se trata de um homem que foi a Wuhan, ele tem cerca de 40 anos e segue em observação em um hospital de Tóquio. O vírus pode ter matado mais de 25 pessoas até o momento e infectado centenas. A China colocou em quarentena mais de 20 milhões de pessoas.

Mas será que o Brasil corre risco de enfrentar um surto? Já há casos confirmados em mais de sete países, mas até o presente momento a OMS não declarou surto como emergência global.

Aqui no Brasil o Ministério da Saúde já descartou algumas possíveis suspeitas, mas muitas pessoas estão preocupadas, principalmente quem viajou à China recentemente. Os coronavírus são uma ‘família de vírus’, porém apenas sete podem infectar as pessoas, causando desde um resfriado até mesmo levando a óbito.

Até o momento, nenhum caso foi confirmado por aqui e epidemiologistas acreditam que é baixo o risco de que um surto chegue ao Brasil. Mas como o risco existe, as autoridades estão atentas a possíveis casos.