Dar mamadeira faz mal à saúde do bebê: mito ou verdade?

PUBLICIDADE

Se você é mãe, sabe o quão difícil é tomar algumas decisões relacionadas ao bem-estar da criança. Mães de primeira viagem sentem que é ainda mais difícil decidir o melhor para a saúde de seu bebê, pela falta de experiência com as situações adversas que a maternidade expõe a uma mulher.

Dar mamadeira faz mal à saúde do bebê? Mito ou verdade?

Uma das coisas que mais são contraditórias e que a maioria das mulheres não sabe responder com certeza,  é se dar mamadeira para o bebê realmente prejudica seu crescimento. Muitas mães, por terem que trabalhar fora, ou por não conseguirem dar o leite materno, ou mesmo por que seu leite simplesmente secou, precisam antecipar a desmamada da criança e inserir em sua alimentação a fórmula através da mamadeira. Aí surge a dúvida, essa ação faz mal à criança?

A maior parte das mães se pergunta se o fato de a criança tomar mamadeira vai deixar o dente dela torto, se vai dar cárie, se o bebê vai largar o peito de vez. Bem, apesar de parecer frescura, esses questionamentos são sérios, pois tudo isso é verdade! 

É tudo verdade!

Apesar de parecer a solução para alguns problemas, a mamadeira pode trazer muitos prejuízos ao bebê. Através de alguns estudos foi possível comprovar que a mamadeira traz problemas para a fala da criança, para sucção, mastigação, respiração e deglutição. Respondendo ao questionamento de a criança largar o peito com a mamadeira, também é verdade, pois a sucção na mamadeira é mais fácil e cômoda, assim o bebê rapidamente substitui o peito.

Um estudo feito com 357 crianças constatou que 62% dos bebês que tomam mamadeira têm a respiração errada. Já a cárie é um problema que se origina na mamadeira, porém, seu principal atenuante é a falta de higiene bucal. Além de tudo isso, ainda comprovou-se que o uso da mamadeira pode promover a mordida cruzada nas crianças.