Arenavírus: febre hemorrágica faz primeira vítima no Brasil após 20 anos; população se desespera

PUBLICIDADE

O Brasil não possui relatos de algum caso de febre hemorrágica há mais de 20 anos. Na época, foram notificados quatro casos em humanos, sendo um deles adquirido por uma infecção laboratorial, no estado do Pará; e os outros três, em um ambiente silvestre em São Paulo.

A febre hemorrágica é uma doença muito rara e com uma alta taxa de letalidade. O tratamento depende da análise do quadro clínico do paciente, além dos sintomas que vêm apresentando.

A doença possui um período de incubação de 7 a 21 dias. Os sintomas se iniciam com uma febre, dor muscular, manchas vermelhas no corpo, mal-estar, dentre outros. Quando evolui, os sintomas se agravam, e a pessoa infectada pode passar a ter um comprometimento neurológico, que consiste em confusão mental, alteração de comportamento e até mesmo convulsão.

Governo confirma morte por febre hemorrágica em 2020

A doença voltou a assombrar o Brasil, após uma trégua de 20 anos sem ter um caso. Um residente de Sorocaba, cidade situada no estado de São Paulo, veio a óbito após complicações causadas pela febre hemorrágica. A informação foi repassada pelo Ministério de Saúde, nesta segunda-feira (20).

O caso foi confirmado, e causado por uma contaminação do arenavírus. A população demonstrou estar assustada sobre o caso, e o medo é que desencadeie uma epidemia da doença letal.

O Ministério da Saúde se reuniu nesta segunda-feira (20) com a Secretaria de São Paulo e os hospitais envolvidos na morte do homem de 52 anos pela doença. Uma investigação ambiental está sendo feita, para que um parecer mais detalhado possa ser emitido a fim de tranquilizar a população brasileira.