Cabeça d’água destrói cidade inteira no sudeste e vídeo choca: ‘sobrou quase nada’

PUBLICIDADE

A cidade de Iconha, situada no Espírito Santo, faz divisa com o Rio de Janeiro e é muito conhecida exatamente por ser a passagem da BR-101, por onde os cariocas e capixabas fazem o fluxo quando precisam se deslocar entre os estados.

Além disso, acaba sendo quase uma parada obrigatória para um breve relaxamento entre as longas viagens, além de possuir boas opções para abastecimento dos veículos. Só que um volume altíssimo de chuvas, ocorrido na noite de sexta (17/01) pegou a todos de surpresa, pior, a enxurrada varreu e carregou tudo que encontrava pela frente, causando um cenário de destruição sem precedentes na cidade.

A chuva em Iconha teve toleráveis 50mm, uma chuva considerada forte, mas sem capacidade alguma de causar tamanha destruição, por isso, os moradores e quem trafegava no momento foram pegos de surpresa. Ocorre que no município de Vargem Alta, vizinha a Iconha, a chuva chegou a marcar mais de 230mm e a onda de destruição chegou até a cidade capixaba, ganhando ainda mais força por ser uma parte mais baixa.

Vídeo mostra registro de moradores, destruição foi muito grande

O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros do local deu entrevista e relatou: “Choveu muito na cabeceira do rio Iconha, que nasce em Vargem Alta e a água veio como enxurrada de áreas mais altas para áreas mais baixas. Quando chove muito na cabeça e água vem em tromba varrendo tudo. A enxurrada veio por volta de 21h20”.

Ainda de acordo com o oficial, a chuva intensa caiu inteira em um intervalo de pouco menos de 2h, o que aumentou os danos causados.