Escola causa polêmica ao pedir kit médico para meninos e kit cozinha para meninas

PUBLICIDADE

As férias escolares estão caminhando para o fim e com elas a preocupação da maioria dos pais, a compra de material escolar. Algo simples e corriqueiro na vida da maioria dos estudantes acabou se tornando alvo de uma grande polêmica nas redes sociais. O motivo foi a lista de material escolar divulgada pela instituição IDB – Instituto Dom Barreto, em Teresina, Piauí.

O tio de uma aluna fez uma publicação em seu perfil na rede social e relatou com grande indignação os kits diferenciados que foram solicitados para meninas e meninos. A lista pede, por exemplo, um kit de cozinha para as garotas e um kit profissional de médico para os meninos.

Segundo o portal de notícias G1, a instituição escolar teria afirmado através de uma nota que a separação por sexo foi realizado para garantir diversidade nos itens de cada sala. Inclusive, a escola disse que os materiais são usados por todos os estudantes durante as atividades desenvolvidas, ou seja, o material solicitado seria de uso coletivo.

Nas fotografias compartilhadas pela IDB, ela pede carrinho de brinquedo e bola para os garotos, enquanto isso, para as meninas a escola pede uma boneca. Além dos brinquedos solicitados, a unidade também pede kits de profissão. No caso dos estudantes do sexo masculino é solicitado o kit de médico, bombeiro e mecânico. No caso das meninas, a escola pediu kits de cozinha e salão.

“Não adoeçam as crianças, ensinem a elas sobre o mal do machismo, preconceito e homofobia, quando for o momento mais adequado”, disse o tio de uma aluna que ficou indignado com a lista de materiais. O post teve mais de 200 reações na internet.

Uma internauta discordou sobre a opinião do homem e declarou: “O colégio é um dos melhores do Brasil e por muitas vezes chegou a ser o melhor, só porquê pediu uma bola para meninos vem esse tanto de crítica?”. Já outra usuária da rede disse: “Triste…no final, todos somos cúmplices de culpados por nossas filhas sofrerem abusos e ataques machistas a vida toda”.

Com a grande repercussão, a escola acabou fazendo alterações na lista de material escolar e pediu somente um kit brinquedo que vai ser usado nas atividades trabalhadas com os estudantes.