Maisa descobre doença e entra em desespero: ‘medo de dormir’

PUBLICIDADE

A apresentadora Maisa Silva, bastante ativa em suas redes sociais, compartilhou com os seguidores que acredita estar sofrendo com paralisia do sono. O diagnóstico foi feito por ela própria, após alguns episódios estranhos durante a noite de sono. Inicialmente, disse acreditar que se tratava de um simples pesadelo, mas que em conversa com amigas, descobriu que poderia ser algo mais grave.

A paralisia do sono é um fenômeno que acontece quando a mente desperta, mas o corpo permanece como se estivesse dormindo. A sensação é de prisão, e a pessoa não consegue se movimentar e nem falar. Os pacientes que já lidaram com o problema o definem como perturbador.

Maisa é um exemplo. Por meio de seu Twitter, descreveu a sensação da paralisia do sono como “horrível”, e disse que está com medo de dormir, sob o temor do problema aparecer novamente: “O medo de dormir que eu estou…”, tuitou a influencer teen.

Ao que tudo indica, muitos seguidores de Maisa também vivem problema parecido. Desde que revelou a doença, uma série de internautas passaram a compartilhar as suas experiências traumáticas com a paralisia do sono: “Eu tenho todo santo dia, acompanhada de pesadelos horríveis realísticos e sem sentido, que me fazem acordar cansada e com sensações ruins, e não sei porque tenho isso. Mas sempre que durmo é a mesma tortura”, afirmou uma seguidora.

Um estudo global feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que cerca de 40% de toda a população do planeta sofra algum tipo de distúrbio do sono, incluindo dificuldades para dormir. A paralisia do sono, por sua vez, relatada por Maisa Silva, atinge 8%. Estresse é uma das causas que desencadeiam o episódio. O acompanhamento psiquiátrico alivia o problema.