Especialista alerta sobre marca escura em volta do pescoço; cuidado, pode indicar grave doença

PUBLICIDADE

Algumas pessoas têm uma marca escura em volta do pescoço. Certamente, a grande maioria não tem a menor ideia do significado dessa marca. Inclusive, alguns até pensam que é sinal de uma higiene pessoal errada.

A verdade é que a situação é bem mais complexa, pois essa marca escura está relacionada à saúde. Profissionais da área fazem um alerta muito importante sobre o assunto. De acordo com especialistas, a marca escura na região do pescoço  não tem nenhum ligação com falta de higiene e muito menos é algo estético.

Os médicos chama essa marca de Acantose Nigicans e é um fortíssimo parâmetro para uma doença bem perigosa e preocupante, a diabetes do tipo 2 e o sobrepeso. Pacientes que têm a doença são capazes de gerar a própria insulina no corpo, porém a produção em excesso da substância acaba provocando cicatrizes em regiões de dobras do corpo.

A condição é considerada pelos especialistas algo bem arriscado, já que o surgimento das manchas no pescoço ou em outras regiões do corpo são consequências da insulina extra no organismo que acaba promovendo a atividade de células que alteram a cor da pele. Essas marcas podem aparecer em outras partes do corpo, como região intima e axilas.

As pessoas que perceberem ter esse tipo de manchas no corpo nas regiões citadas deve procurar a ajuda de um profissional da área para que ele prescreva o tratamento necessário a fim de evitar que as marcas se proliferem pelo corpo. Somente o médico pode avaliar e se for preciso passar o tratamento indicado.

Também é importante frisar a importância de se fazer exames periódicos, o ideal é pelo menos uma vez ao ano para saber se a saúde está em dia.