Lula faz críticas sobre posicionamento do Brasil e recebe resposta de Bolsonaro; confira

PUBLICIDADE

No último dia 08, o presidente Jair Messias Bolsonaro fez uma transmissão ao vivo do pronunciamento do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falando sobre a tensão no Oriente Médio.

Em seguida, quando comentou sobre o pronunciamento, Bolsonaro saiu em defesa da posição firme do Brasil diante do conflito entre EUA e Irã.

O presidente afirmou que o governo não pode se omitir diante dos acontecimentos, e que temos que seguir as nossas leis, seguindo a Constituição Federal que prevê nas relações internacionais do Brasil o combate ao terrorismo.

Bolsonaro também fez diversas críticas ao ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, que quando estava na presidência saiu em defesa do Irã sobre dar seguimento ao programa de enriquecimento de urânio.

Na sequência, Lula se manifestou e disse que jamais defendeu essa posição citada pelo atual presidente. O Instituto Lula disse que Bolsonaro mentiu quando disse que Lula esteve no Irã, e defendeu que o país pudesse enriquecer urânio superior a 20%.

No dia 9, o presidente voltou a falar sobre o assunto e atacou o ex-presidente petista. Bolsonaro usou um recorte do Jornal O Globo, que trouxe uma matéria sobre o assunto na época. A reportagem dizia que Lula defende a democracia e o direito do Irã a desenvolver energia nuclear, além disso trouxe também o artigo 4° da Constituição, no qual diz que O Brasil defende a paz e repudia o terrorismo. Escreveu ainda que “o povo que esquece do seu passado está condenado a perder a sua liberdade.”