Esses 6 sinais indicam que você pode estar vivendo um relacionamento abusivo

PUBLICIDADE

Respeito, compreensão e lealdade são essenciais para viver uma união saudável, porém nem todas as relações são dessa maneira. Brigas, ciúme exagerado e comportamento possessivo são indícios de que você pode estar vivendo ao lado de um abusador emocional..

Qual é a hora certa de rever a união? Conheça 6 sinais que indicam um relacionamento abusivo:

1. Te deixa infeliz

Analise se o seu relacionamento acrescenta alegria ao seu dia a dia. O seu parceiro não deve te fazer sentir culpado pelo seu progresso na carreira ou na realização dos seus sonhos. Caso isso aconteça, é hora de reconsiderar a relação e seguir em frente sem ele. Busque por alguém que tenha objetivos semelhantes aos seus, que te motive e te faça se sentir amado.

2. Quer que você se afaste seus amigos e familiares

Não há motivos para se afastar de seus amigos ou familiares devido a uma relação romântica. Seu companheiro deve entender que há pessoas importantes para você, dedicar um tempo a essas pessoas não afeta negativamente a união de vocês. Não aceite que seu parceiro te mantenha afastado da sua família ou amigos.

3. Ele controla sua liberdade

Se o seu parceiro quer te afastar de todos que te cercam e te faz sentir culpado por isso, esse é um sinal de alerta. Pessoas inseguras utilizaram frases, como: “faço isso porque eu te amo” ou “eu só quero te proteger”. Essas falas são utilizadas pelo abusador para mascarar um comportamento possessivo. No entanto, sair sem avisar pode não ser uma boa ideia, afinal a comunicação é essencial para um relacionamento saudável.

4. Banaliza seus sonhos

Reciprocidade é fundamental em um relacionamento, e isso é válido para a realização de sonhos também. Em uma união saudável, é normal que ambos se motivem. Um parceiro que não te apoia a concluir os seus sonhos e objetivos de vida, não merece estar presente dos seus planos.

5. Desencoraja suas crenças

Respeito e compreensão são essenciais para um relacionamento benéfico, principalmente no caso de crenças desiguais. Um parceiro que desencoraja suas convicções, não apenas as religiosas, não deve fazer parte da sua vida.

6. Destrói sua paz interior e tira seu desejo de sorrir

Parceiros devem apoiar um ao outro depois de um longo dia de trabalho, mesmo que existam eventuais conflitos entre o casal. Se você sente que seu companheiro está minando suas energias com discussões frequentes, está na hora de dar um basta nessa história. Procure alguém que te valorize, te admire e te faça feliz.