Jovens entre 15 e 29 anos podem viajar de graça pelo Brasil; entenda

PUBLICIDADE

Viajar de graça pelo Brasil é o sonho de vários brasileiros, mas o que poucos sabem é que isso é possível. O ID Jovem, benefício criado pelo Governo Federal, permite que jovens entre 15 e 29 anos possam realizar viagens interestaduais de maneira gratuita. O auxílio também facilita o acesso a eventos culturais e esportivos, isenção na taxa de inscrição para concurso público e vestibular de universidades federais.

Para ter acesso ao benefício, o interessado deve se dirigir ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), que geralmente se encontra na sede da prefeitura de sua cidade, e solicitar sua a inscrição no Cadastro Único. Feito isso, os jovens serão analisados pelo sistema, e caso sejam aprovados, será gerado um número de NIS, que poderá ser utilizado para criar o ID Jovem.

Para estar apto ao Cadastro Único, o responsável pela família deve comprovar que o grupo familiar possui renda familiar inferior a dois salários mínimos. Os documentos necessários de cada integrante são: RG, CPF, comprovante de renda, certidão de casamento, comprovante de endereço, certidão eleitoral, título eleitoral, entre outros que variam conforme o município.

O cadastro do ID Jovem deve ser realizado online, através do site oficial do programa ou pelo aplicativo para smartphones, que está disponível na Google Play, Apple Store e Windows Store. Para ambos os métodos de inscrição é necessário ter em mãos no NIS (Número de Identificação Social).

A lei garante que duas vagas gratuitas sejam disponibilizadas no transporte entre estados, seja de ônibus, trem ou embarcação. Caso essas vagas sejam preenchidas, duas vagas com 50% de desconto estarão disponíveis para participantes do ID Jovem. Não é necessário ser estudante para aproveitar os benefícios do programa.