Homem chamado Bom Sucesso processa a Rede Globo por causa do nome da novela, mas se dá mal

PUBLICIDADE

Uma disputa curiosa tramita pela justiça do Rio de Janeiro. Um cidadão de nome José Bom Sucesso processou a Rede Globo por conta da novela Bom Sucesso. A alegação: danos morais em razão da exibição da trama das 19 horas. O pedido feito foi de reparação na quantia de R$ 19.960.

O autor afirma que a emissora de televisão vem utilizando de maneira indevida o seu sobrenome, por não ter autorização para fazê-lo. Nos autos do processo, foram anexadas folhas, redigidas à mão, contendo declarações de que a família havia patenteado o nome Bom Sucesso.

Em julho de 2019, José Bom Sucesso chegou a fazer um boletim de ocorrência contra a Rede Globo, também por conta da novela. O autor do processo afirma que vem sofrendo constrangimento pelo fato do nome de sua família estar sendo exposto em rede nacional.

Em contrapartida, o setor jurídico da Rede Globo se defende afirmando que o termo Bom Sucesso não possui qualquer relação com o sobrenome do denunciante. Alega ainda que se trata de um jogo de palavras com o bairro carioca Bonsucesso, onde a trama acontece.

José Bom Sucesso não se deu bem, por enquanto. Ele perdeu na primeira instância. Caso queira, poderá recorrer da decisão. Cléverson Araújo, juiz que proferiu a decisão, descreveu a ação com “vergonhosa“. O magistrado reitera as alegações de defesa da Rede Globo, afirmando que a novela não possui qualquer tipo de relação com o sobrenome da família do autor, mas sim com o bairro carioca:

Não há nem sombra de motivo que justifique indenização. Vergonhosa, para dizer o mínimo, a pretensão reparatória deduzida. Diante do exposto, julgo improcedente o pedido“, decidiu Araújo.