São Paulo pode ter quebrado regra da Fifa, mas clube nega veemente

PUBLICIDADE

O São Paulo não tem muito o que comemorar com o resultado do balanço realizado do ano de 2018, que foi publicado neste ano. Um dos pontos do que foi apresentado mostra um ponto controverso que pode ter quebrado uma regra do órgão máximo do futebol mundial.

No item 18, no qual constam os direitos e obrigações com as instituições estrangeiras, é mostrado que na décima segunda linha há 17,5 milhões de reais referentes aos direitos federativos de Eder Militão. Esse valor entrou no caixa do clube originário da financeira alemã Score Capital AG.

A regra que a Fifa impõe e que o São Paulo Futebol Clube pode ter quebrado é a negociação dos direitos federativos de jogadores não pode ser feita diretamente com as empresas. Sendo assim, o SPFC pode ter quebrado uma importante regra do órgão. Veja o quadro abaixo.

No balanço do Porto, o clube mostra que comprou o atleta no ano passado, citando apenas o tricampeão mundial na negociação. Só que no balanço do time brasileiro, a Score Capital aparece descrita como ‘direitos federativos’, assim como os portugueses.

A equipe de redação do portal de notícias do UOL procurou o São Paulo Futebol Clube para falar sobre o assunto, assim como a financeira alemã, só que a empresa não fez qualquer pronunciamento sobre o caso. Em contrapartida, a reportagem do UOL Esportes apurou que o clube brasileiro acredita que agiu dentro da lei, negando qualquer quebra de regra que é estabelecida pela maior entidade de futebol no mundo.

O SPFC aceitou pagar 28% de intermediação financeira perto do fim do contrato do jogador. A demonstração de dezembro do ano passado mostra que foi registrado cerca de 31milhões pela venda dele e uma despesa de quase 9 milhões de reais.