Câncer do coração e outras curiosidades sobre esse órgão tão importante do corpo

PUBLICIDADE

O coração é um órgão muito importante do corpo humano, sendo formado por músculos cardíacos, que é parte do sistema cardiovascular. É esse sistema que vai garantir que o fluxo sanguíneo faça o trabalho de transportar o sangue para o corpo todo. O bombeamento do sangue é extremamente importante, pois leva o oxigênio e os nutrientes para todas as células do organismo.

Apesar disso, muitas pessoas não dão à devida importância a saúde do coração. Uma alimentação saudável e atividade física regular são importantes para o equilíbrio do corpo e também do coração.

Esse artigo vai elencar algumas curiosidades sobre esse órgão nobre tão importante no corpo humano.

Câncer do coração

Muita gente não sabe, mas o câncer no coração existe. Apesar de ser raro, existem vários tipos de tumor que podem acometer o órgão. Contudo, todos estão ligados aos músculos, sendo o tipo mais comum chamado de mixoma.

O coração dói?

A maioria das pessoas já deve ter escutado a expressão dor no coração. Mas, será que realmente ele dói? A resposta é sim, algumas enfermidades podem provocar dor no órgão. O tipo mais comum é o infarto, mas a angina também causa dor no coração.

Tamanho do coração

O coração tem mesmo o tamanho da mão? Sim, não é lenda, isso é realmente é um fato verídico. O coração tem em média, o tamanho da mão fechada. Cientificamente, não tem uma explicação.

Como cuidar do coração

Um órgão de extrema importância para o funcionamento do corpo é negligenciado por muitas pessoas. Para manter a saúde do coração em dia, é importante ter um alimentação saudável, praticar atividade física regularmente e tentar acabar ou pelo menos minimizar os fatores de riscos, entre eles o sedentarismo, uso de álcool, obesidade e tabagismo.