Como evitar acidentes domésticos e o que fazer após bater a cabeça

PUBLICIDADE

Evitar acidentes domésticos não é uma tarefa muito difícil. No banheiro, por exemplo, é recomendável o uso de pisos antiderrapantes e de barras de ferro nas paredes, para apoio. É importante também jamais usar a bacia como escada.

Em outros cômodos, como a cozinha, o cuidado com o piso é fundamental. Pisos lisos podem causar acidentes quando estão molhados. Também é ideal que o botijão de gás fique na área externa da residência.

A parte elétrica da casa também deve ser vistoriada de tempos em tempos. Curto-circuitos podem incendiar toda a residência e, além dos prejuízos financeiros, podem causar morte de pessoas.

Em apartamentos, é importante ter grades nas sacadas e nas janelas, especialmente, se há crianças na residência. Em todos os cômodos, quinas de móveis merecem atenção especial.

O que fazer quando acontece acidente e você bate a cabeça

Ao bater a cabeça, podem ocorrer algumas reações. Uma delas é o famoso “galo”. Neste caso, se não houve rompimento de artéria ou vaso, gelo resolve a situação.

Se houver rompimento de algum vaso, o sangue pode vazar para o cérebro. Neste caso, a pessoa pode vomitar e ficar com sonolência. É recomendável ir ao médico imediatamente.

Outros sintomas que apontam para a necessidade de um atendimento médico são perda de memória e consciência, fraqueza, amnésia, desorientação e alteração a visão.

Pancadas na cabeça não são brincadeira e podem levar a óbito se não houver atendimento adequado assim que o incidente acontece.

Em todo o Brasil, os números para resgate de pessoas feridas são 192 (Samu) e 193 (Corpo de Bombeiros).