in

Como evitar acidentes domésticos e o que fazer após bater a cabeça

Carta Capital / Record TV
Publicidade

Evitar acidentes domésticos não é uma tarefa muito difícil. No banheiro, por exemplo, é recomendável o uso de pisos antiderrapantes e de barras de ferro nas paredes, para apoio. É importante também jamais usar a bacia como escada.

Em outros cômodos, como a cozinha, o cuidado com o piso é fundamental. Pisos lisos podem causar acidentes quando estão molhados. Também é ideal que o botijão de gás fique na área externa da residência.

A parte elétrica da casa também deve ser vistoriada de tempos em tempos. Curto-circuitos podem incendiar toda a residência e, além dos prejuízos financeiros, podem causar morte de pessoas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Em apartamentos, é importante ter grades nas sacadas e nas janelas, especialmente, se há crianças na residência. Em todos os cômodos, quinas de móveis merecem atenção especial.

O que fazer quando acontece acidente e você bate a cabeça

Ao bater a cabeça, podem ocorrer algumas reações. Uma delas é o famoso “galo”. Neste caso, se não houve rompimento de artéria ou vaso, gelo resolve a situação.

Se houver rompimento de algum vaso, o sangue pode vazar para o cérebro. Neste caso, a pessoa pode vomitar e ficar com sonolência. É recomendável ir ao médico imediatamente.

Outros sintomas que apontam para a necessidade de um atendimento médico são perda de memória e consciência, fraqueza, amnésia, desorientação e alteração a visão.

Pancadas na cabeça não são brincadeira e podem levar a óbito se não houver atendimento adequado assim que o incidente acontece.

Em todo o Brasil, os números para resgate de pessoas feridas são 192 (Samu) e 193 (Corpo de Bombeiros).

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Diogo Marcondes

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!