Você pode estar com câncer de estômago e não sabe, veja os principais sintomas

PUBLICIDADE

Os sintomas do câncer de estômago são raramente detectáveis. Na maioria das vezes a doença é detectada quando já se encontra espalhada por todo o estômago e outras partes do corpo. Porém, quando a doença é descoberta a tempo, têm 90% de chance de ser tratado. No entanto, quando é descoberto em estágio avançado a taxa é de apenas 3%. 

De acordo com a American Câncer Society, o câncer de estômago pode ser difícil de detectar, porque quando os sintomas ocorrem, geralmente são tão leves que a pessoa os ignoram. Saiba os principais sintomas da doença que você não deve ignorar.

1. Azia ou indigestão

Sentir-se enjoado ou com refluxo ácido após uma refeição pesada é normal. Um antiácido pode cuidar disso e dar-lhe alívio. Mas, se os sintomas persistirem além de dois a três meses e voltarem  depois de cada refeição, é um sinal de perigo. Especialistas recomendam procurar um médico. O refluxo pode ser devido a um tumor crescendo no estômago que interfere na digestão.

2. Sentir-se cheio após uma pequena refeição

Seu apetite pode mudar por várias razões, mas se você se sentir satisfeito depois de comer pouca comida, não ignore esse sinal crítico.

É melhor você consultar um médico para ver se está tudo bem. Se houver um tumor crescendo dentro de sua barriga, pode obstruir a comida e impedir que ela passe para o intestino delgado. Também pode fazer você se sentir inchado.

3. Perda súbita de peso inexplicável

Incapacidade de comer uma refeição adequada, falta de nutrição e baixo apetite são razões óbvias para a rápida perda de peso. Existem muitas doenças que podem manifestar os mesmos sintomas, por isso é melhor consultar o seu médico.

4. Náusea e vômito

Náuseas frequentes, fluxo de vômito e vomitar pequenos pedaços de comida que você pode ter consumido apenas alguns minutos atrás são sinais de alerta de câncer de estômago. Isso pode ser devido a um tumor que está obstruindo a passagem de alimentos. Se você costuma ter vômitos e náusea, é melhor ir ao médico.

5. Sentindo-se cansado

Sintomas como falta de apetite e refluxo podem levar à depleção nutricional e perda excessiva de peso, além de baixa contagem sanguínea. Além de ter pouca energia para o seu corpo funcionar, também colocará muito estresse no seu corpo. Portanto, se tudo isso o deixa tão cansado que você nem consegue andar um pouco e com falta de ar, é hora de procurar um médico.

6. Febre baixa

A febre é geralmente o resultado de uma infecção presente no corpo. Com uma malignidade crescendo no estômago, é possível que você experimente episódios recorrentes de febre baixa.

Fadiga e febre, juntamente com outros sintomas como azia, devem fazer com que você se preocupe muito com sua saúde. Se você tiver episódios recorrentes de febre baixa, é melhor consultar um médico imediatamente.

7. Dor no abdômen

Dor intensa no abdômen com um nódulo duro que pode ser sentido ao pressionar seu abdômen deve ser investigada. Sempre verifique seu corpo quanto a inconsistência ou caroços. Às vezes, esses caroços não são motivos de preocupação, mas também é melhor que você os verifique.

Se você sentir alguma dor recorrente ou uma dor que não possa ser tolerada, deve ir ao médico e parar de se automedicar.

8. Sangramento retal

Este também pode ser um sinal revelador do câncer de estômago. De fato, o sangue nas fezes é um sinal de que tudo dentro e ao redor do intestino não está bem.

Às vezes, à medida que o tumor cresce, ele pode pressionar os vasos sanguíneos circundantes e penetrá-los e causar sangramento. Parte do sangue pode ser detectada nas fezes.

Isso pode ser atribuído a outra forma de doença, como câncer retal, úlcera, sangramento interno, mas, em qualquer caso, você realmente deve ir ao médico, porque nem tudo está bem quando você tem sangramento retal.