Saiba qual é a posição mais segura para o bebê recém-nascido dormir

PUBLICIDADE

Ter um bebê é sempre uma grande emoção para a família e amigos. A chegada de mais um membro na família traz muitas alegrias, porém também muitas dúvidas assolam a mente dos pais, principalmente para aqueles de primeira viagem.  

Uma grande dúvida dos pais é a posição correta na hora de colocar a criança para dormir. As recomendações profissionais sobre a melhor maneira já mudou bastante ao longo do tempo. Por isso, o assunto é sempre carregado de dúvidas. Atualmente, a posição mais indicada para colocar o bebê para dormir é com a barriguinha para cima.

O especialista Adauto Dutra, pediatra e membro do Departamento Científico de Neonatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria explicou o motivo. “Esta posição reduz em 70% a ocorrência da chamada Síndrome da Morte Súbita. Porém, não há um consenso sobre essa questão entre os médicos”.

O médico ainda explicou que colocar o bebê de bruços ou de lado aumenta os riscos de sufocamento e Morte Súbita. Segundo o especialista, nesta posição os pequenos acabam respirando o mesmo ar que expiram, ou seja, eles estão respirando um ar que é rico em gás carbônico e pobre em oxigênio. Isso provoca um quadro de asfixia ocasionando o óbito, alerta o pediatra.

Um cuidado importante que deve ser observado é em relação aos braços da criança que precisam estar sempre soltos, pois assim eles conseguem movimentar os ombros. Caso ele regurgite leite, a criança naturalmente fará o movimento de virar a cabeça, desde que os bracinhos não estejam presos.

No entanto, o profissional orienta que se o bebê sofrer de refluxo gatroesofágico, o ideal é conversar com o pediatra para que ele instrua os pais a lidar com a situação da melhora maneira.