Por que muita gente não consegue abrir potes fechados a vácuo?

PUBLICIDADE

Já passou pela situação de que o único obstáculo entre você e o alimento que pretende ingerir era um pote fechado a vácuo? Acredite, falta de habilidade para abrir esse tipo de pote não significa falta de paciência ou de força, o melhor jeito de aprender a abrir esse recipiente é entendendo o que acontece dentro do pote!

Há várias receitas para abrir uma vasilha fechada a vácuo. O truque mais comum é dar tapinhas no fundo do recipiente, o que promete facilitar o trabalho de que deseja retirar a tampa.

Outra dica de quem entende de cozinha é deixar o vidro debaixo da torneira, principalmente quando o alimento estava na geladeira. Ainda, outra receita para abrir é enfiar a ponta de uma faca entre a tampa e a boca do recipiente.

Mas mesmo com tantas dicas, pode continuar difícil abrir os benditos jarros.
Por isso, é importante entender o que acontece; e o catedrático em Física Aplicada, Antonio Ruiz de Elvira, pode ajudar! O estudioso costuma responder às perguntas dos internautas, que enviam dúvidas para o portal El Mundo.

E uma dessas questões abordou o que mantém a tampa do vidro tão presa ao pote. A resposta: a falta de ar dentro do recipiente. O professor ensina que, quem primeiro demonstrou o poder do vácuo foi um cientista alemão, Otto von Guericke, em 1654. Ele provou que dois grupos de oito cavalos eram incapazes de separar duas semiesferas unidas pelo vácuo, mostrando que a ausência de ar entre elas impedia qualquer força de abrir a esfera. 

Então, é por isso que abrir uma tampa fechada a vácuo pode parecer tão difícil, já que independe de força. O que acontece é que o ar faz uma pressão de força equivalente ao peso de 10 toneladas sobre cada metro quadrado de superfície. Muito, não é?

Assim, no caso das embalagens a vácuo, não existe uma força que se contraponha à da atmosfera, então a tampa resiste em se abrir. Assim, os truques são muito válidos, pois permitem que o ar entre no pote, reduzindo a pressão e fazendo com que a tampa se solte!