Você sabe por que o óleo quente espirra enquanto faz frituras?

PUBLICIDADE

Quem nunca se queimou com os respingos de óleo quente enquanto fritava um ovo ou fazia uma crocante batata frita? Sem o cuidado necessário, a fritura suja toda a cozinha e ainda pode machucar a pele de quem está cozinhando; provocando queimaduras graves em alguns casos.

Muita gente desiste de fritar alimentos por conta dos respingos no óleo quente. Mas é inegável que o alimento frito tem um sabor diferenciado, então, com moderação, uma fritura tem o seu lugar!

Mas
você sabe o que acontece para que o óleo quente tenha essa reação quando estão sendo feitos os alimentos fritos?

A resposta é até simples! Quando o óleo fica quente (no ponto para fritar) na panela, ele passa a  produzir fumaça. A partir daí, de acordo com o professor de Física, Antonio Ruiz de Elvira, o que acontece é que o ponto de ebulição do óleo é mais alto do que o da água, por volta dos 140 graus Celsius, enquanto a água precisa de apenas 100 graus.

Dessa forma, o óleo quente faz a água evaporar. Ao fritar os alimentos, eles perdem água dentro do óleo fervente, então o líquido presente na composição da comida é vaporizado instantaneamente, formando bolhas e os temidos respingos.

O ponto ‘mais dramático’ acontece quando a pressão na panela aumenta com o volume de água, levando a bolha de vapor, dentro do óleo, a estourar. O professor ilustra esse momento como uma bexiga de ar superinflada, que não aguenta a pressão e acaba estourando. Na panela, esse é o momento em que o óleo quente espirra por toda a cozinha!