Cuidado: parem de fazer essas 10 coisas para seu próprio bem

PUBLICIDADE

A higiene pessoal é uma obrigação para todos e deve se tornar um hábito. Portanto, é melhor manter essas coisas em mente antes de fazer essas ações.

Roer as unhas

Na maioria das vezes, o estresse mental ou emocional leva você a roer as unhas e engoli-las. Essa atitude acaba se tornando um hábito regular. Isso não ajuda na sua aparência apenas prejudica sua saúde. De acordo com a dentista Érika Abreu Amaral, roer as unhas é péssimo para a saúde bucal. Pode causar fraturas nos dentes, gengivite e problemas na mordida. “Nenhum desses problemas é simples de ser resolvido”, alerta a dentista.

Cotonetes para limpar os ouvidos

As pessoas usam cotonetes como forma de limpar os ouvidos e acreditam firmemente que é uma ajuda para retirar a sujeira e as partículas poluídas presentes neles. Mas usar cotonetes não é uma boa ideia. A cera excessiva pode ser empurrada para dentro do ouvido, causando danos.

Os cotonetes podem causar danos ao tímpano, perda de audição e muitos outros problemas e infecções. Especialistas recomendam consultar um médico se você realmente tiver um problema no ouvido que cause coceira. A alternativa seria limpar a parte externa dos ouvidos com um pano limpo.

Não limpar as mãos após usar o banheiro

As pessoas tendem a não lavar as mãos com sabão ou gel após usar o banheiro. Mas lavar as mãos com sabão é a maneira mais fácil e eficaz de prevenir os germes causam doenças, algumas bem graves.
 

Não trocar a escova de dentes

Escovas de dentes molhadas podem reunir vários tipos de bactérias em um curto período de tempo, e pode levar a doenças prejudiciais para os dentes e gengivas. Os dentistas recomendam trocar a escova de dentes a cada dois ou três meses, pois o uso da mesma escova de dentes por meses pode causar sérios problemas de saúde.

Maneira de escovar os dentes

Se você costuma escovar apenas os dentes, ainda ficará com um pouco de tártaro. Os dentistas recomendam escovar os dentes por pelo menos dois minutos diariamente. E não esquecer da língua e ‘parede’ da boca.

Não usar fio dental na higiene bucal

Não importa o quão adequado você escove os dentes para eliminar os germes, mas, sem fio dental, você não consegue manter as gengivas em perfeitas condições. O uso do fio dental remove as bactérias e restos de comida dentro da boca; e também ajuda na prevenção da gengivite.
 

Esfoliar o rosto todos os dias

Esfregar a pele com muita força para ficar mais limpa causa rugas e acne. Dermatologistas recomendam esfoliar o rosto apenas duas vezes na semana. Caso contrário, a prática criará danos ao invés de ter uma pele perfeita. Também é preciso atenção à qualidade e especificidade dos produtos escolhidos para a esfoliação.

Não limpar as coisas que você usa regularmente

Objetos como teclados, interruptores, controles remotos, smartphones – e muito mais – estão cheios de bactérias e partículas de poeira e devem se limpos diariamente. Esse hábito ajuda a prevenir doenças, principalmente em relação ao contágio por objetos muito próximos à boca ou aos olhos.

Cobrir travesseiro com uma fronha de algodão

Esse tipo de tecido oferece uma aparência perfeita, mas causam rugas ao rosto e secam a pele, além de danificar os cabelos. A melhor escolha é uma fronha de seda. Ele lhe dará de volta o conforto que o algodão tirou de você.

Usar aspirador

Aspirar sua casa todos os dias pode causar danos à sua saúde. E se você não limpar sua máquina a vácuo, seu piso e carpete sofrerão danos por sujeira e partículas de poeira poluída. Se você usar o aspirador de pó uma vez por semana, é recomendável trocar o filtro semanalmente.