Para não viver sem: essa camiseta preta não esquenta no sol

PUBLICIDADE

Quem gosta de vestir preto já deve ter notado que essa cor aumenta a sensação de calor quando a pessoa está exposta ao sol. Realmente, roupas mais escuras esquentam mais do que as peças de cores claras. Então, quem gosta de um preto básico acaba sofrendo debaixo do sol brasileiro.

E o fenômeno não é apenas uma sensação. As Leis da Física explicam: a cor preta absorve uma grande quantidade de energia. Essa energia faz com que as suas partículas se agitem mais, aumentando a temperatura do material. Quem mais absorve o calor é a cor preta e o potencial de ‘esquentar’ se abranda conforme o tom da cor fica mais claro.

Outra característica da roupa mais clara é que peças e materiais brancos refletem grande parte da energia luminosa, absorvendo pouca quantidade de energia. Por isso, o vestuário claro esquenta menos e passa uma menor sensação de calor para quem a veste. 

Mas o fato é que Lei da Física não é páreo para o quanto o preto é elegante e, sim, emagrece! Então, para quem não deixa seu preto básico de lado nem nos dias mais quentes, essa novidade é para você!

Pensando nesse público que gosta de um preto, mas fica desconfortável ao sol, uma empresa alemã finalmente inventou uma camisa preta que não esquenta quando é exposta a luz solar. A marca Phoebe Heess foi a responsável por desenvolver a peça, com uma tecnologia que impede que a camisa aqueça no sol.

O tecido é desenvolvido a partir de nanotecnologia, que adiciona íons de prata no tecido. A invenção foi inspirada na tecnologia usada na fabricação de automóveis e visa refletir os raios solares, assim como acontece com a cor branca.

A empresa batizou sua nova invenção como “Vampireblack”. A peça ainda tem uma extensão central, criada especialmente para aumentar a ventilação dentro da roupa. Assim, a tecnologia também colabora para o conforto da pessoa quando é exposta ao sol.