Médicos pedem para que brasileiros guardem dentes de leite; conheça o motivo

PUBLICIDADE

Recentemente os médicos pesquisadores começaram a chegar em um mesmo consenso quando o assunto é relacionado às células-tronco, com a evolução dos estudos, concluiu-se que o uso dos dentes de leite em substituição ao cordão umbilical é o caminho mais seguro para a prevenção e o tratamento de possíveis doenças futuras.

O método mais utilizado ainda é o congelamento do cordão umbilical, mas essa prática está cada vez perdendo mais espaço e a orientação da comunidade médica tem mudado em relação a isso.

Vantagens dos dentes de leite sobre o cordão umbilical

Uma das grandes vantagens que os dentes de leite possuem sobre o cordão umbilical é justamente a quantidade. Enquanto cada indivíduo tem apenas um cordão, os dentes têm a capacidade de produzir muito mais material necessário para análise. Isso fora a questão da fragilidade do cordão e os muitos cuidados necessários, que são muito maiores do que os de se manter dentes sob guarda.

Os cordões umbilicais precisam ser guardados imediatamente após serem retirados do organismo, já os dentes também possuem uma maior resistência para fins de conservação e, como as crianças serão maiores, é uma outra vantagem para os pais que poderão escolher um lugar mais apropriado para fazerem a guarda.

Ao todo, são 20 os dentes que podem ser guardados, a aplicabilidade clínica é considerada ampla, os dentes possuem o chamado ‘poder de multiplicação’ quando são armazenados in vitro, esta é outra capacidade exclusiva deles e mais uma vantagem que possuem.

Aqui um ponto mais técnico, há uma espécie de evolução no sentido da ‘linhagem celular’, as células dos dentes de leite são do tipo mesenquinmal e mais resistentes que a do cordão, chamadas de hematopoiética.