Especialistas alertam: você pode estar com câncer de mama sem saber; veja os sintomas

PUBLICIDADE

Fazer check-ups regulares em seu corpo é um meio de detectar algum tipo de doença como o câncer de mama.

O tipo mais comum de câncer para as mulheres é o câncer de mama. A boa notícia é que, quando são descoberto cedo podem se curado. Veja abaixo os sinais de alerta da doença logo abaixo.   

Câncer de mama e seus sinais físicos

Muitos sintomas físicos ocorrem no seio e podem facilmente ajudar na detecção de um possível câncer. Aprender a sentir e observá-los pode aumentar suas chances de pegar os estágios iniciais do câncer, pois lidar com ele no momento certo pode salvar sua vida.

Nódulo na mama

Um dos maiores problemas das mulheres é encontrar um nódulo no peito. Alguns nódulos são macios e outros podem ser difíceis de tocar. Algumas mulheres têm massas ou protuberâncias com formas irregulares, outras têm formas mais arredondadas. Alguns tipos de câncer são indolores, outros são mais sensíveis ao toque.

Inchaço da mama

A doença pode causar algum tipo de inchaço. Às vezes, o inchaço pode estar localizado em algumas partes da mama ou espalhado para os gânglios linfáticos na região das axilas.

Mudança na aparência da pele da mama

Se um seio parecer maior que o outro, ou mais baixo do que o outro, talvez seja melhor você procurar um médico. A textura da pele também pode ser afetada. Se você perceber que seu peito está inflamado ou vermelho e a pele enrugada ou com covinhas vá a um especialista no assunto.

Alterações nos mamilos

A inversão dos mamilos ou a alteração de sua posição ou forma também são sinais de alerta, significa que você deve verificá-lo o mais rápido possível. Também é importante verificar o aparecimento repentino de vermelhidão ou erupção cutânea no mamilo ou nos arredores.

A dor não é um sinal típico da doença. Existem muitos fatores que causam dor na mama, como resultado de sensibilidade ou dor do ciclo menstrual na semana anterior ao período.

Sintomas de câncer de mama em homens

Embora ser mulher seja o fator de risco mais alto no desenvolvimento da doença, os homens também não são imunes ao problema. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças registraram mais de dois mil casos da doença em 2014. Naquele ano, morreu mais homens de câncer de mama do que as mulheres.

O câncer de mama aparece com nódulos, mesmo para os homens. Embora muitos desses nódulos possam ser apenas nódulos cheios de gordura ou de líquidos, alguns podem ser cancerígenos. Elas tendem a ficar presas em um seio, geralmente encontradas abaixo ou ao redor do mamilo. Esses caroços podem crescer com o tempo mesmo para os homens.