9 sintomas de que o câncer pode estar crescendo em seu corpo e você não sabe

PUBLICIDADE

O câncer é uma doença temida pela maioria das pessoas, sendo o pior pesadelo quando é descoberto. Quanto mais cedo as pessoas detectarem esses sinais, maiores são as chances de vencê-lo. Veja logo abaixo os principais sintomas de um câncer.

Nódulos sob a pele

Quaisquer novos caroços no corpo podem ser sintomáticos de câncer. Tocar e examinar seu corpo regularmente, principalmente em torno dos seios, testículos, axilas, garganta, abdômen e pele é fundamental.

O autoexame regular nessas áreas ajudará você a detectar quaisquer crescimentos anormais e isso o fará buscar ajuda médica antes que eles possam aumentar. 

Em geral, nódulos cancerígenos tendem a ter uma forma mais irregular. Eles também podem ser firmes ou sólidos, e podem ser fixados ao tecido da mama.

No entanto, em uma pequena porcentagem de mulheres, aparece um nódulo doloroso na mama. Os cistos, que são nódulos cheios de líquido, são comuns na mama e são benignos. 

Coceira na pele 

Os cânceres que envolvem a pele são como melanoma maligno, leucemia e linfoma, geralmente causam coceira. Também pode ser causado pela incapacidade do organismo de eliminar certas toxinas devido a problemas nos rins ou no fígado.

Feridas que não curam

Isso acontece porque seu sistema imunológico priorizou o crescimento do câncer no sistema e está usando todos os recursos disponíveis para lidar com isso antes que possa fazer qualquer coisa com a pequena ferida que você possui. Qualquer ferida, lesão ou corte na superfície da pele que esteja demorando mais tempo para cicatrizar e você esteja percebendo pouco progresso, é necessário prestar atenção.

Pode ser um sinal de câncer crescendo em sua pele ou corpo. Se você notar uma ferida que não está cicatrizando, mantenha-a limpa e visite o seu médico  para descartar qualquer doença séria.

Perda de apetite ou dificuldade para engolir

Qualquer alteração no sistema digestivo ou uma perturbação de qualquer tipo deve ser motivo de preocupação. Se você sentir uma perda repentina e inexplicável de apetite, precisará consultar seu médico em breve. 

Alterações intestinais 

Qualquer coisa fora do comum nos intestinos que dure mais de dois dias deve ser motivo de preocupação. Se você encontrar sangue nas fezes, notar alterações na cor das fezes, como as de aparência mais escura ou mais clara, sentir dor ao eliminar, constipação,  diarreia ou muco nas fezes, é necessário visitar o médico e fazer exames. Alguns desses sintomas são indicativos de câncer de cólon e precisam de exame e tratamento médico imediato. 

Os sintomas mais comuns do câncer de cólon incluem sangue nas fezes ou sangramento do reto. 

Alteração na micção

Assim como nos movimentos intestinais, quaisquer alterações anormais que você perceba na função da bexiga precisam ser motivo de preocupação. Quaisquer alterações no fluxo, quantidade, cor, cheiro, presença de espuma ou sangue visível devem ser relatadas ao seu médico e verificadas quanto à presença de câncer no corpo.

Sangramento inexplicável 

Qualquer sangramento inexplicável e que não seja durante o seu ciclo menstrual habitual precisa ser verificado. Ao identificar sangue do útero, mamilo ou qualquer excreção corporal precisa ser examinado por um médico. Sangramento incomum pode ocorrer em câncer precoce ou avançado. 

Mudança no tom da sua voz 

Qualquer tipo de alteração na sua voz, como alterações no tom, quando não são acompanhadas por uma infecção na garganta ou dor de garganta, pode ser indicativo de um câncer na laringe e precisa ser examinado pelo seu médico. 

Tosse inexplicável 

A tosse atribuída a uma gripe ou a alguma outra infecção do trato respiratório superior é bastante inofensiva. Mas se você tossir com frequência e não resultar de outra doença, um câncer pode ser o motio, seja no pulmão, no esôfago, na garganta ou no estômago