Rede Globo e a lista de quem deve ganhar menos em 2020; facada foi grande

PUBLICIDADE

A Globo deve iniciar 2020 seguindo uma tendência que se mostrou presente em todas as outras emissoras do país, diminuição de salários de suas principais estrelas. O ano de 2019 da empresa já foi cheio de cortes e vários profissionais foram demitidos. A nova política da rede de televisão nomeada de “Uma Globo Só” pretende unificar todo o grupo, se tornando em uma empresa apenas, com um CNPJ, isso faz com que valores de impostos tenham menor peso sobre a emissora.

Se 2019 serviu para organizar a casa em relação aos funcionários que ficam e saem o ano de 2020 reserva outra movimentação econômica, a diminuição de salários de alguns de seus apresentadores mais caros. Profissionais como Fátima Bernardes, Faustão, Luciano Huck e Ana Maria Braga são os principais nomes que terão salários reduzidos, segundo apuração do portal Na Telinha, do UOL. 

Ainda, segundo a apuração, os apresentadores se sentarão à mesa com a emissora para negociar seus novos contratos, nesse momento a proposta de redução salarial irá ocorrer, os rendimentos diretos com a emissora devem cair de 20 a 40%, apesar disso, toda a verba de merchan (hoje, a maior parcela do salário dos apresentadores) continuará com os apresentadores. 

Além disso, os apresentadores no novo contrato estarão livres para ter um quadro em algum dos canais do grupo na TV fechada, todo o merchan destes quadros também ficariam na íntegra com os apresentadores e eles poderiam manter seus programas na TV aberta normalmente. Uma forma para manter os ganhos mensais dos apresentadores no mesmo patamar de hoje. 

O Na Telinha procurou a Globo para buscar confirmação das informações, a emissora se resumiu a dizer que está, de fato, buscando novos modelos de contrato e que essas mudanças serão feitas em comum acordo e sem prejudicar nenhuma das partes.