Veja se você está doente realizando esse simples teste com os dedos

PUBLICIDADE

A saúde é um dos mais importantes bens que possuímos e está diretamente ligada a vida. Os cuidados são necessários, seja para prevenção, seja para o tratamento de alguma doença.

Foi descoberto um simples teste com os dedos indicadores das mãos capaz de revelar se algo está de errado com a saúde, podendo indicar principalmente doenças pulmonares e cardíacas, como por exemplo, um câncer de pulmão. 

Esse teste é conhecido como janela de Schamroth. O Oncologista Clínico Allan Pereira, que atualmente trabalha no renomado Hospital Sírio-Libanês, explica melhor: “Em pessoas normais, nota-se uma pequena janela em figura de losango ou diamante, logo acima das unhas, pela qual passa a luz. Essa figura simplesmente não existe quando há o baqueteamento”

O médico ainda explica que, esse baqueteamento digital é uma condição que se têm ciência de sua ocorrência já a 2.400 anos, por Hipócretes. Por isso o nome hipocratismo.  

Se você, ao fazer o teste, não notou o espaçamento entre os dedos não precisa ficar desesperado. O oncologista Allan Pereira esclareceu que o baqueteamento pode se dar também por traços familiares.  

A médica Alessandra Leite, oncologista, ressalta a importância do autoexame. Ficar de olho na saúde é fundamental, e, se for o caso, procurar uma ajuda médica. Ela explica que quando há câncer ocorre um crescimento nas pontas dos dedos, vindo a não ocasionar o espaço de “diamante” do teste. 


“Mas, por si só, não é possível dizer que uma pessoa tem ou não algum problema de saúde por essa alteração anatômica”
, finaliza a doutora explicando sobre o teste, embora ele sirva de um sinal de interrogação.