in

Veja se você está doente realizando esse simples teste com os dedos

Metropoles
Publicidade

A saúde é um dos mais importantes bens que possuímos e está diretamente ligada a vida. Os cuidados são necessários, seja para prevenção, seja para o tratamento de alguma doença.

Foi descoberto um simples teste com os dedos indicadores das mãos capaz de revelar se algo está de errado com a saúde, podendo indicar principalmente doenças pulmonares e cardíacas, como por exemplo, um câncer de pulmão. 

Esse teste é conhecido como janela de Schamroth. O Oncologista Clínico Allan Pereira, que atualmente trabalha no renomado Hospital Sírio-Libanês, explica melhor: “Em pessoas normais, nota-se uma pequena janela em figura de losango ou diamante, logo acima das unhas, pela qual passa a luz. Essa figura simplesmente não existe quando há o baqueteamento”

Publicidade
Publicidade
Publicidade

O médico ainda explica que, esse baqueteamento digital é uma condição que se têm ciência de sua ocorrência já a 2.400 anos, por Hipócretes. Por isso o nome hipocratismo.  

Se você, ao fazer o teste, não notou o espaçamento entre os dedos não precisa ficar desesperado. O oncologista Allan Pereira esclareceu que o baqueteamento pode se dar também por traços familiares.  

A médica Alessandra Leite, oncologista, ressalta a importância do autoexame. Ficar de olho na saúde é fundamental, e, se for o caso, procurar uma ajuda médica. Ela explica que quando há câncer ocorre um crescimento nas pontas dos dedos, vindo a não ocasionar o espaço de “diamante” do teste. 


“Mas, por si só, não é possível dizer que uma pessoa tem ou não algum problema de saúde por essa alteração anatômica”
, finaliza a doutora explicando sobre o teste, embora ele sirva de um sinal de interrogação.

Publicidade
Publicidade
RAFAEL F

Escrito por RAFAEL F

Rafael Ferreira é um escritor apaixonado pelo que faz. O que começou como um hobbie, hoje virou profissão, com seu ingresso na faculdade de Jornalismo. Busca sempre manter seus leitores por dentro dos assuntos da atualidade, seja no Brasil ou no mundo. É responsável por levar entretenimento e cultura com a qualidade que é devida de um redator da i7 Network. Sinta-se a vontade para entrar em contato pelo Instagram @rafaelferreiraa7.