Repórter filma o que não deve no Grupo Globo, é demitido e joga tudo no ventilador

PUBLICIDADE

O Grupo Globo, que abrange todas as empresas do conglomerado, anunciou a demissão do repórter Adalberto Neto. Ele gravou e publicou imagens em que profissionais da empresa, incluindo um editor, comemoravam o título do Flamengo na Copa Libertadores da América.

O Flamengo foi campeão da Libertadores no dia 22 de novembro, após vencer o River Plate, da Argentina, por 2 a 1. Os dois gols foram marcados por Gabigol. Após o vídeo ser publicado e viralizar nas redes sociais, a demissão de Adalberto do jornal O Globo foi oficializada na quarta-feira (4).

Em carta enviada à coluna do jornalista Leo Dias, do UOL, ele disse que não foi informado sobre o motivo de sua demissão. Segundo ele, o editor apenas disse que foi um pedido da direção do Grupo Globo.

Adalberto afirmou que foi demitido sem receber nenhuma advertência e se defendeu dizendo que a demissão pode ter a ver com uma questão racial.

“Para quem tem o mínimo de letramento racial, é impossível não racializar essa minha demissão. A culpa não é nossa. Vem lá de trás. Da colonização”, afirmou o jornalista.

Adalberto deixou claro no texto que estava criticando o Grupo Globo por causa da demissão, mas afirmou que a empresa deve aumentar o número de profissionais negros nos cargos de liderança.

Adalberto afirmou que entre os editores executivos há apenas uma mulher negra. Leo Dias informou em seu texto que procurou o Grupo Globo, mas a empresa não quis comentar a demissão do jornalista nem as declarações que ele deu ao colunista Leo Dias.