Playstation One completa 25 anos de lançamento; relembre a história do console

PUBLICIDADE

Em 03 de dezembro de 1994, a Sony lançava o seu primeiro console: o Playstation One. Com qualidade de som e imagem superiores à antiga geração, o novo aparelho foi um sucesso absoluto e vendeu milhões de unidades ao redor do mundo.

A ideia da criação do console surgiu em parceria com a Nintendo, que durante a década de 90 era uma das principais empresas no setor de videogames, tendo a Sega como sua concorrente.

Logo após o anúncio da parceria durante a CES (Consumer Electronics Show) de 1991, a Nintendo rompeu o contrato com a Sony, que exigia uma pequena participação nos lucros das vendas do console e dos jogos produzidos, exigência que a Nintendo não aprovou.

A Sony decidiu finalizar o projeto e lançar o aparelho de maneira independente. Mesmo sem experiência prévia na fabricação de consoles, a empresa almejava distribuir 1 milhão de consoles. O que ninguém imaginava é que o Playstation alcançaria a marca de 100 milhões de unidades vendidas.

O custo benefício foi a chave para o sucesso. O videogame custava US$ 299 em seu lançamento, US$ 100 a menos que seu principal corrente, o Sega Saturn. Estima-se que mais de 100 mil unidades foram vendidas logo no primeiro dia.

Ao popularizar a mídia CD, a marca também trouxe o Memory Card, que era utilizado para salvar o progresso durante uma partida sem a necessidade de um password. Em jogos de esportes, por exemplo, os jogadores podiam organizar a formação de seus próprios times e transferir o arquivo salvo para qualquer console Playstation One. O sucesso foi tão grande que a Sony decidiu manter o acessório na geração seguinte.

O Playstation também foi responsável pelo primeiro controle com dois analógicos e duas alavancas, que foi lançado em 1997. Os modelos comercializados anteriormente tinham um controle com design similar, sem analógicos ou sistema de vibração. Os resultados positivos fizeram com que o Dualshock fosse aprimorado para as gerações seguintes, sendo inspiração para diversas marcas.

Durante os anos que esteve no mercado, o console colecionou diversos títulos de peso, como: Metal Gear Solid, Final Fantasy, Tomb Raider e Crash Bandcoot. O jogo mais vendido da plataforma foi o Gran Turismo, que vendeu 10.8 milhões de cópias, seguindo por Final Fantasy VII.

Não há dúvidas que o Playstation One revolucionou o mercado de games, desde o seu lançamento há 25 anos. Em 2018, a Sony lançou uma réplica de seu primeiro console, que foi nomeado de Playstation Classic. O aparelho conta com 20 jogos clássicos em sua memória, além de controles USB com o design original.