Mãe que amamenta pode fazer uso da pílula anticoncepcional? Saiba a verdade

PUBLICIDADE

As mulheres costumam ter uma dúvida muito grande após ao nascimento dos filhos. Questionamentos em relação ao uso da pílula anticoncepcional durante a amamentação assombram as mães. O puerpério é o nome dado ao período de 40 dias depois do parto e tem como característica a transição do corpo de gestante para o de uma mulher que está amamentando.  

O útero da mulher vai voltando ao tamanho normal nesse período. Enquanto isso, o órgão vai sofrendo com a descamação das camadas que foram formadas durante a gravidez. Essas secreções são chamadas de loquiaçao e tem um cor vermelho vivo no pós-parto imediato vai sofrendo variação até se tornar transparente.

Nesse período da amamentação, o hormônio chamado prolactina inibi que o organismo ovule. A duração dessa inibição vai variar de acordo com o organismo de cada mulher e do tempo de aleitamento. Se a mulher não estiver amamentando o ciclo pode normalizar ente 45 a 60 dias, em média.

O aleitamento exclusivo é considerado um método contraceptivo, desde que ocorra a cada 3-4 horas, pois somente assim ele inibi realmente a ovulação. Por esse motivo, como método de prevenção contra gravidez não é considerado eficiente. O mais indicado é que antes de retomar o relacionamento íntimo, a mulher procure um método para evitar uma gestação não programada.

Uma nova gestação nesse período não é indicado, pois o corpo está nutrindo uma criança e ainda está em recuperação. Esse é o motivo pelo qual a relação intima deve ser evitada nesses primeiros 40 dias do nascimento do bebê. Os métodos ideias nesse período são os que têm menos progesterona.

Existem várias opções para as mulheres escolherem atualmente. Entre eles estão o DIU hormonal e o de cobre, a pílula de progesterona, a injetável feita trimestralmente e aqueles que não sejam hormonais, o preservativo e o implante hormonal. Existem algumas restrições de hormônios durante o período em que a mulher está amamentando.