Homem morre após ser lambido por cachorro e contrair uma infecção; caso serve de alerta

PUBLICIDADE

Um homem de 63 anos morreu na Alemanha. O motivo pode até parecer surpreendente, mas serve de alerta para pessoas do mundo todo. O óbito ocorreu após o homem ser lambido por seu cão e contrair uma infecção gravíssima.

A bactéria Capnocytophaga canimorsus foi a causadora da morte e ela está sempre presente na boca não só dos cachorros, como também dos gatos. De acordo com a CNN essa bactéria raramente é transmitida para os humanos, mas acontece e, por isso, é bom tomar cuidado.

Antes os médicos pensavam que essa bactéria só poderia ser transmitida para os humanos através de uma mordida, só que este caso mostra que não é bem assim. Inclusive a morte deste alemão já foi analisada por um artigo do European Journal of Case Reports. 

O homem não foi mordido pelo seu cachorro, apenas lambido e não demorou muito para apresentar alguns sintomas parecidos com o da gripe. Familiares e amigos realmente pensaram que ele estava gripado, mas depois de alguns dias começaram a surgir hematomas por todo o corpo, depois veio a descoloração e até necrose de partes da pele.

Agora os médicos estão adotando uma nova postura e passaram a recomendar a todas as pessoas que têm cachorro em caso e costumam manter contato com eles que observem e caso notem alguns sintomas parecidos com o da gripe, que procurem um hospital imediatamente.

O maior problema é que quando os sintomas surgem, as pessoas começam a fazer uso de antigripais comuns, pensando que é apenas uma gripe. Somente quando a situação se agrava é que a pessoa procura um atendimento hospitalar, mas aí pode ser tarde demais.