Especialista revela sobre morte de Gugu: ‘Negligenciou sua capacidade física e cognitiva’

PUBLICIDADE

A morte de Gugu deixou o Brasil de luto. O corpo do apresentador está sendo preparado e deve chegar ao Brasil nesta quinta-feira, dia 28, sendo levado para a Assembleia Legislativa de São Paulo onde os fãs e amigos poderão prestar as últimas homenagens.

O médico geriatra Carlos Sperandio disse que o apresentador negligenciou sua capacidade física e cognitiva ao ir até o sótão, já que o local é perigoso e oferece riscos a quem não trabalha na área.

O especialista em queda explicou que as quedas são as principais causas de morte entre os idosos e muitos dos que não morrem, acabam ficando com sequelas.

O Ministério da Saúde informou que cerca de 12 mil pessoas acima dos 60 anos morreram em 2017 justamente porque sofreram uma queda e muitas vezes isto acontece dentro de casa.

À medida que a idade vai avançando, a pessoa se torna mais vulnerável a sofrer acidentes em sua própria residência ou quando vai ao supermercado, padaria, igreja, por isso é importante tomar sempre muito cuidado.

Dados da SBGG – Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, mostram que 30% das pessoas idosas já sofreram ao menos uma queda e metade destas pessoas ficaram com alguma sequela. Alguns idosos até evitam sair de casa com medo de caírem na rua, mas acabam se acidentando em casa mesmo.

E a única solução é a prevenção, não só por parte dos idosos, mas de toda família. Evitar subir em locais altos, tirar tapetes dos quartos, são pequenos detalhes que fazem toda diferença. Até o posicionamento dos móveis são importantes para garantir maior segurança aos idosos dentro de suas residências.