Tremor de terra em Congonhas deixa população em pânico, com medo da barragem romper

PUBLICIDADE

Na noite desta segunda-feira (25), moradores da cidade de Congonhas, Minas Gerais, ficaram em pânico após sentirem a terra tremer. De acordo com o Sargento Roberto Silva, foram várias ligações para os bombeiros, mas por enquanto nada de grave foi registrado.

Testemunhas disseram que por volta das 20h30 começou o tremor, fazendo com que muitos saíssem de casa com medo que o pior acontecesse. As autoridades confirmaram o tremor e disseram que ele foi sentido em vários pontos do município, mas até agora ninguém sabe qual teria sido a causa.

Como a cidade de Congonhas abriga a barragem Casa de Pedra, os moradores que estão nas áreas de risco ficaram com medo de uma nova tragédia, assim como aconteceu em Brumadinho.

A Compdec – Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, informou que entrará em contato com a CSN Mineração, a Gerdau e também a Vale para verificar se foi realizada alguma explosão nesse horário, no intuito de descobrir o que pode ter causado o tremor na cidade.

A assessoria dos Bombeiros informou que não houve vítima ou dano material, mas a população ficou em pânico com medo de um possível rompimento da barragem. A CSN divulgou um comunicado ao portal UOL informando que este tremor em Congonhas “não causou nenhuma anomalia na estrutura da barragem”.

Ainda segundo a empresa, as equipes de monitoramento estão em alerta e fazendo o monitoramento da situação. Muitos moradores sabem que não dormirão tranquilamente esta noite, alguns até devem ficar acordados para não serem surpreendidos em caso de uma tragédia.

Vale ressaltar que a barragem Casa de Pedra é 5 vezes maior do que a de Brumadinho, ou seja, o estrago seria muito maior, e a população ciente disso sabe que estão com a razão quando dizem que o risco é grande.