Aprenda a preparar um delicioso panetone salgado feito no liquidificador

PUBLICIDADE

O ano de 2019 passou rápido e o Natal já está chegando. As pessoas ficam mais alegres e uma atmosfera de solidariedade e amor toma conta da grande maioria que ama as festividades de fim de ano. Afinal de contas, essa é uma época de confraternizar com os amigos e familiares.
Uma coisa que não pode faltar nessa ocasião são as guloseimas natalinas. Entre as comidas mais tradicionais estão o peru, rabanada, doces e o clássico natalino, o panetone. A maioria das pessoas ama essa delícia que atualmente tem várias variações. É possível encontrar no mercado vários sabores de panetone.

Contudo, os mais tradicionais são os de frutas secas e o de chocolate. Mas, o que muita gente não conhece é a possibilidade da versão salgada. Esse artigo vai ensinar a fazer uma deliciosa receitinha de panetone salgado.

Para fazer a receita você vai precisar de 5 xícaras de farinha de trigo, 1 ovo, 2 colheres de café de sal, 8 colheres de sopa de óleo, 480 ml de leite (precisa estar morno), 65 gramas de açúcar, frutas cristalizadas a gosto e 1 sachê de fermento biológico (também pode ser substituído por um tablete e meio de fermento usado para fazer pão).

Para preparar o panetone também é fácil, você vai precisar de um liquidificador para bater os ingredientes. Adicione os ingredientes, exceto o trigo e depois bata até virar uma mistura homogênea. Em uma vasilha que tenha forma arredondada coloque o trigo. Em seguida, usando uma colher de pau (preferencialmente) adicione as frutas cristalizadas, misturando bem os dois ingredientes.

Depois coloque a misturinha que foi batida no liquidificador, envolva tudo até que vire uma massa homogênea. A massa fica com um aspecto mais mole, portanto não fique pensando que errou o ponto. Use uma forma redonda com furo no centro untada com margarina. Leve ao forno pré-aquecido até que aumente de volume. O processo leva em torno de 40 a 45 minutos, em forno médio.

Após esse tempo, aumente a temperatura para que o panetone ganhe a cor dourada. Para fazer a versão salgada use bacon em cubinhos, presunto ou queijo parmesão no lugar das frutas cristalizadas.