Bolo Rei: uma receita deliciosa, perfeita e muito fácil de preparar

Bolo Rei ou bolo de Natal é uma tradição portuguesa que não pode faltar na mesa de Natal.

PUBLICIDADE

O bolo Rei como é conhecido em Portugal, é uma receita deliciosa e perfeita para os dias de festa. Segundo a história, essa receita surgiu em Portugal há mais de dois mil anos, e se trata de uma massa de pão doce com frutas cristalizadas e nozes. Essa receita representa o presente que os três reis magos levaram a Jesus. A calda por cima ou a crosta dourada, simboliza o ouro, as frutas seriam a mirra, e o perfume, o incenso. O formato redondo, simboliza a coroa dos reis.

Com o passar dos anos, especificamente no início do século XX, Portugal proibiu o consumo do bolo, pois o nome “bolo Rei” lembrava realeza e por essa razão o nome acabou sofrendo uma pequena alteração e passou a ser chamado de Bolo Natal ou Bolo Ano Novo, e segundo a tradição portuguesa, a receita é, geralmente, consumida de 25 de dezembro a 6 de janeiro.

Já no início do século XIX, alguns países da Europa também passaram a fazer esse tipo de receita nas festas de final de ano. A base era sempre uma massa doce, temperada com frutas secas e cristalizadas, e em alguns casos também com castanhas e nozes. Mas o tradicional bolo de Natal e o Panetone de origem italiana se consagraram, e são os dois tipos de doces natalinos mais solicitados nas festas de fim de ano.

A receita

Existem vários tipos de receitas desse bolo, com o passar dos anos, ela foi sofrendo pequenas modificações. A receita que será compartilhada hoje é uma das mais antigas e tradicionais em Portugal. Para a massa você vai precisar de: 200g de margarina vegetal temperatura ambiente; 1 xícara (chá) açúcar mascavo; 4 ovos frescos; 1 lata de leite condensado; 2 xícaras (chá) de farinha de trigo branca; 1 colher (sopa) fermento em pó químico; 1 xícara (chá) de frutas cristalizadas; 1 xícara (chá) de uvas-passa.

Para a cobertura, você vai precisar de: 2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro; 2 colheres (sopa) de leite quente; 2 colheres (sopa) de suco de limão. Inicie o preparo batendo a margarina na batedeira até que ela se transforme em um creme homogêneo (10 minutos). Em seguida, adicione o açúcar mascavo e as gemas, uma por uma, e sempre batendo de forma que o creme permaneça lisinho.

Depois que o creme estiver pronto, desligue a batedeira e continue preparando a mão, mexendo suavemente, adicione a farinha peneirada, depois o fermento, as frutas cristalizadas, nozes, e por último, bata as claras em neve e adicione a massa, mexa com delicadeza e pronto, basta levar ao forno para assar a temperatura média de 180°. Use uma forma redonda com buraco no meio, pois assim o bolo terá o formato de uma coroa de rei.

Quando o bolo estiver assado, prepare a cobertura misturando tudo, jogue sobre o bolo quando estiver frio, e para decorar, use cerejas, raspas de limão e laranja, use sua criatividade. Esse bolo é uma super dica para dar de presente e para vender e aumentar a renda da família. Se na sua casa, as crianças não comem frutas, substitua por gotas de chocolate com coco ralado, fica muito bom e todos vão gostar.