Diga sim a uva passa e descubra todos os benefícios que ela tem para a saúde

PUBLICIDADE

De aspecto escuro e enrrugado, à primeira vista ela não agrada aos olhos de ninguém, mas a verdade é que essa fruta seca esconde muitos benefícios para a saúde. Logo, nada de torcer o nariz, ela pode ser feia, mas é super nutriente, rica em minerais como cálcio e fosforo, vitaminas, fonte de energia, rica em fibras e por isso acelera a digestão e acredite: ao paladar ela é levemente adocicada e pode controlar a compulsão por doces.

Se por algum momento a sua vontade por doces e chocolates for difícil de controlar, consuma algumas uvas passas e veja o resultado. Bastam poucas semanas para equilibrar essa compulsão e, enfim, substituir toda guloseima por simples uvas secas, o que fará seu organismo agradecer. O mesmo se aplica para aquelas crises de ânsia de querer comer tudo o que vê pela frente. A uva pode ser uma aliada no controle da ânsia e do apetite.

A uva passa é a fruta da uva desidratada, com uma vantagem, após o processo de secagem o fruto mantém suas propriedades, ou seja, fibras, vitaminas e outros. Por ser desidratada, ela possui menos calorias em relação ao fruto natural, que possuiu grande concentração de açúcar. Mas, uma vez que passa pelo processo de desidratação, a uva seca, pode ser consumida sem culpa. Mas como todo alimento rico em açúcar e fonte de energia, é necessário ter atenção e não exagerar na quantidade.

Tem gente que, literalmente, odeia uva passa, principalmente nas festas de final de ano, mas é um erro deixar de consumi-la. Ela é livre de colesterol, livre de gorduras e rica em fitonutrientes polifenólicos, importantes para o organismo humano. Tem propriedades anti-inflamatórias, antibacteriana e seus benefícios não param por aí, ela também é rica em antioxidantes que retardam o envelhecimento. Suas propriedades garantem a prevenção de doenças oculares, ósseas, tumores e doenças do sistema nervoso.

Resumindo, consumir uvas passa pelo menos três vezes por semana, pode ser uma escolha saudável e inteligente. Pessoas que sofrem da síndrome do intestino irritado ou intestino preguiçoso podem encontrar alívio no consumo desse alimento. Isso porque ele é rico em fibras e ácido tartárico. Graças a essas substâncias, a fruta ajuda em um melhor funcionamento do intestino e para quem deseja perder peso, esse pode ser um fator positivo.

Pessoas que sofrem de osteoporose devem consumir diariamente a uva passa, pois ela é rica em cálcio e ajuda prevenindo a saúde dos ossos. Tudo isso é possível porque a fruta contém um oligoelemento chamado boro, esse é responsável pela absorção do cálcio, magnésio, fosforo e vitamina D. E, para finalizar, esse elenco de benéficos e razões às quais todos devem consumir a uva passa, por ser rica em antioxidante, ela elimina os radicais livres.