in

Urgente: juiz autoriza soltura e Lula livre se torna realidade

Montagem Brasil 247
Publicidade

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixa a sede da Polícia Federal, em Curitiba, nesta sexta-feira (8). A saída de Lula, que deve ocorrer a qualquer momento, é bastante comemorada por grupos de esquerda, especialmente os que são mais ligados ao Partido dos Trabalhadores.

Publicidade

Lula ficou preso por 1 ano e 7 meses na sede da PF, onde cumpriu a pena de 8 anos, 10 meses e 20 dias pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva no caso do tríplex do Guarujá.

Publicidade

A soltura de Lula foi autorizada pelo juiz Danilo Pereira Júnior, da 12ª Vara Criminal de Curitiba, nesta sexta-feira. A decisão ocorre após o Supremo Tribunal Federal (STF) entender como improcedente a prisão em segunda instância.

O caso se aplica a criminosos que foram em condenados nas duas instâncias, mas que não oferecem risco à sociedade – estupradores, sequestradores e homicidas não serão beneficiados.

Publicidade

Com a decisão do STf, cujo votação terminou em 6 a 5 para o entedimento da prisão apenas quando ocorrer trânsito em julgado. Ou seja, quando não houve mais recursos disponíveis na Justiça. Lula foi julgado em três instâncias.

A última delas, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), entendeu que o ex-presidente cometeu o crime, mas reduziu a pena para 8 anos, 10 meses e 20 dias.

Na primeira instância, Lula havia sido condenado pelo juiz federal Sergio Moro há 9 anos e 6 meses. O Tribunal Regional Federal (TRF-4) da Quarta Região entendeu que a pena teria ser maior e o condenou a 11 anos.

No final da tarde desta sexta, Lula se dirigiu ao local onde seria realizado o exame de corpo delito e deixou a sede da Polícia Federal. O esquema de segurança foi reforçado e muitas pessoas o aguardavam na saída do prédio.

Publicidade

Leia Também

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator do i7 Network.

Mateus Solano afirma que Félix não volta em A Dona do Pedaço; saiba qual personagem será

Datena toma atitude ao vivo ao descobrir que Lula será solto e viraliza