in

Urgente: juiz autoriza soltura e Lula livre se torna realidade

Montagem Brasil 247
Publicidade

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixa a sede da Polícia Federal, em Curitiba, nesta sexta-feira (8). A saída de Lula, que deve ocorrer a qualquer momento, é bastante comemorada por grupos de esquerda, especialmente os que são mais ligados ao Partido dos Trabalhadores.

Lula ficou preso por 1 ano e 7 meses na sede da PF, onde cumpriu a pena de 8 anos, 10 meses e 20 dias pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva no caso do tríplex do Guarujá.

A soltura de Lula foi autorizada pelo juiz Danilo Pereira Júnior, da 12ª Vara Criminal de Curitiba, nesta sexta-feira. A decisão ocorre após o Supremo Tribunal Federal (STF) entender como improcedente a prisão em segunda instância.

Publicidade

Publicidade

O caso se aplica a criminosos que foram em condenados nas duas instâncias, mas que não oferecem risco à sociedade – estupradores, sequestradores e homicidas não serão beneficiados.

Com a decisão do STf, cujo votação terminou em 6 a 5 para o entedimento da prisão apenas quando ocorrer trânsito em julgado. Ou seja, quando não houve mais recursos disponíveis na Justiça. Lula foi julgado em três instâncias.

A última delas, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), entendeu que o ex-presidente cometeu o crime, mas reduziu a pena para 8 anos, 10 meses e 20 dias.

Na primeira instância, Lula havia sido condenado pelo juiz federal Sergio Moro há 9 anos e 6 meses. O Tribunal Regional Federal (TRF-4) da Quarta Região entendeu que a pena teria ser maior e o condenou a 11 anos.

No final da tarde desta sexta, Lula se dirigiu ao local onde seria realizado o exame de corpo delito e deixou a sede da Polícia Federal. O esquema de segurança foi reforçado e muitas pessoas o aguardavam na saída do prédio.

Publicidade

Inscreva-se em nosso canal no YouTube e fique por dentro de tudo o que acontece. CLIQUE AQUI

Publicidade
Diogo Marcondes

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network desde 2015.
Fale comigo: diogojornalismo@yahoo.com.br