Câncer como o de Bruno Covas é silencioso perigoso e aterrorizante

PUBLICIDADE

Jovem e aparentemente saudável, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, do PSDB, deu um susto em todos ao anunciar que está enfrentando um câncer no esôfago. A doença é perigosa, silenciosa e aterrorizante. Se não agir rápido, o paciente pode vir a ter várias partes do corpo atingidas pela metástase cancerígena. 

Assim como em Bruno Covas, de 39 anos, como mostra uma reportagem do portal de notícias R7, a maior parte dos pacientes que enfrenta o câncer de esôfago não tem qualquer sintoma. Bruno foi ao Hospital Sírio-Libanês, no estado de São Paulo, por conta de uma erisipela, que evoluiu para uma trombose. 

No entanto, ao passar por exames, o câncer acabou sendo descoberto. A doença do prefeito paulista está entre o esôfago e o estômago. Já há metástase atingindo outras partes do corpo, como o fígado e os gânglios, que ficam ao lado desse importante órgão do corpo humano. 

Em entrevista ao R7, não falando necessariamente do caso do prefeito,  o oncologista clínico Daniel Gimene, revelou que, no geral, o câncer no esôfago aparece por maus hábitos. A maior parte dos casos está ligado ao tabagismo e ao consumo de bebidas alcoólicas. No entanto, há uma parte dos pacientes que abusa das chamadas bebidas quentes, como o café. 

O câncer de esôfago da transição na maioria das vezes está associado a problemas como refluxos repetitivos. Com o tempo, pode gerar uma lesão pré-maligna nessa transição e aí aumentar a chance disso se desenvolver”, explicou o médico. Por enquanto, Bruno diz que continuará no poder. Ele começará, em breve, o tratamento, incluindo a quimioterapia.